sexta-feira, abril 29, 2005

Porque é que eu acredito?
Se o balneário do meu Beira-Mar acredita, quem sou eu, mero sócio, para não acreditar?
Mais:
   é um clube de respeito;
   temos um dos melhores treinadores portugueses;
   estou certo que a equipa saberá dizer "presente" na hora certa;
   uma vitória em Moreira de Cónegos e em casa frente à Académica, faz-nos chegar aos 32 pontos;
   já estamos habituados à SuperLiga;
   todos juntos (equipa técnica, jogadores, sócios e adeptos) construímos uma força inquebrável rumo à manutenção;
   mas também, todos juntos, não merecemos a descida;
   temos, orgulhosamente, uma claque excepcional;
   porque, claro está, quero cortar o cabelo de borla.
Por tudo isto, e muito mais, é que eu acredito que vamos ficar na SuperLiga. Alguém tem dúvidas?

quarta-feira, abril 27, 2005

OREMOS PELA VÍTIMA...

... dizem eles! Curiosas as ofertas que me fazem. Hoje, uma colega de trabalho, sabendo do meu amor pelo Beira-Mar, resolveu fazer-me uma pequena brincadeira.
O papel que me entregou trazia a seguinte "oração":
"BEIRA-MAR NOSSO QUE ESTAIS PERDIDO
MALDITO SEJA O VOSSO NOME
ASSIM NOS CAFÉS COMO NAS TABERNAS,
O NOSSO DINHEIRO DE CADA MÊS NOS DAI HOJE,
PERDOAI-NOS AS NOSSAS QUOTAS
ASSIM COMO NÓS PERDOAMOS AS VOSSAS DERROTAS
E NÃO NOS DEIXEI CAIR EM AFLIÇÃO,
E LIVRAI-NOS DA SEGUNDA DIVISÃO".

Assim vai o meu clube, de boca-em-boca.

terça-feira, abril 26, 2005

Injustiça em Aveiro...
... tremenda esta injustiça que foi a derrota do meu Beira-Mar. Aquilo que se passou no recente jogo justifica, claramente, a velha máxima de que"quem não marca, arrisca-se a sofrer". Ai, ai McPhee, Beto, Ahamada que falharam quase de baliza aberta.
Tudo está mais difícil, mas não impossível. Não há tempo para novo escorregão. Dependemos de resultados de terceiros, é verdade, mas "enquanto há vida, há esperança".
Honra aos atletas e treinadores que, mesmo perdendo, dignificaram com valentia o emblema do meu Beira-Mar.
Lindo, lindo foi o espectáculo que nos presentearam os Ultras Auri-Negros. Belo efeito das luzes que nos podem, ainda, guiar rumo à tão desejada manutenção.

sexta-feira, abril 22, 2005

Na próxima Segunda-feira...
... aqui estarei para vos dar a minha opinião sobre a brilhante vitória do meu Beira-Mar sobre o porto.
Votos de bom fim-de-semana.

terça-feira, abril 19, 2005

O meu palpite...
Concurso do totobola desta semana.
O meu clube, Beira-Mar, entra no Super 14. O meu palpite, como devem imaginar, foi simples de dar. Aqui vai:
BEIRA-MAR: M - PORTO: 0

segunda-feira, abril 18, 2005

Ganhámos, porque...
   - tivemos vontade, garra, empenho e espírito de vitória;
   - tivemos um público magnífico;
   - temos um treinador (na verdadeira assunção da palavra);
   - o árbitro foi isento;
   - acima de tudo fomos melhores que o adversário.
Por tudo isto, obrigado Inácio; obrigado jogadores do Beira-Mar; obrigado Aveiro.
Viva o futebol, viva o Beira-Mar e viva Aveiro.

sexta-feira, abril 15, 2005

Querem-se panteras no fundo da ria...
É hoje, a partir das 21h 30m, que queremos assistir à tão desejada recuperação do meu Beira-Mar na tabela classificativa. Para tal, queremos ver a âncora (Beira-Mar) amarrar as panteras (Boavista) e afundá-las (derrota) na ria (Estádio).
Todos juntos, pelo Beira-Mar!

quinta-feira, abril 14, 2005

Inácio revelou-se um grande comunicador...
Na sua primeira grande entrevista ao Diário de Aveiro, o novo treinador do meu Beira-Mar revelou-se um grande comunicador.
Fiquei admirado com a sua postura e, principalmente, com a sua grande vontade em conseguir a manutenção do meu clube na SuperLiga.
Para aceder à entrevista, basta clicar aqui.

quarta-feira, abril 13, 2005

Beira-Mar vs Boavista ou... alguns ex-jogadores do Boavista vs equipa-que-segundo-se-consta-deve-dinheiro-ao-Beira-Mar
É uma das finais que temos pela frente. Sexta-feira defrontamos duas equipas: a do Boavista e a da arbitragem. Paulo Paraty nunca foi feliz quando arbitrou jogos do meu Beira-Mar.
Do nosso lado, estou certo que:
   - Ricardo Silva;
   - Mário Loja;
   - Rui Lima;
   - Jorge Silva;
   - Rui Óscar (não podendo jogar, pode informar);
   - Paulino (foi guarda-redes do Boavista)
saberão como ganhar ao Boavista.
Boavista que, por sinal e segundo se consta, ainda não pagou as transferências de Ricardo Sousa e Fary. Até quando esta situação?
É esta a hora certa para ganhar rumo à manutenção.

segunda-feira, abril 11, 2005

Eu vi, porque estava lá...
Eu vi que o Beira-Mar perdeu com o Sporting. Mas também vi que:
   - o Sporting sofreu para ganhar;
   - o Sporting não foi tão superior, ao meu clube, quanto isso;
   - o meu Beira-Mar defendeu bem;
   - o meu Beira-Mar foi gigante no meio-campo;
   - o meu Beira-Mar foi mais perigoso no contra-ataque;
   - o meu Beira-Mar foi prejudicado com a anulação de um golo limpíssimo;
   - o meu Beira-Mar caiu de pé;
   - o meu Beira-Mar deu mostras de que a recuperação vai ser uma realidade.
Eu vi tudo isto, porque estava lá. E sai de lá com a firme convicção de que está de volta o Beira-Mar com disponibilidade física; com carácter, com postura, com vontade, com determinação e, acima de tudo, a jogar para dignificar aquele mágico emblema.

sexta-feira, abril 08, 2005

Finalmente, o primeiro contacto...
Ontem tive a felicidade de conhecer Augusto Inácio. Palavras de circunstância e troca de números de telemóvel. Para primeiro contacto, posso dizer que é uma simpatia de pessoa. Um homem com uma vontade férrea de fazer o trabalho... da sua vida. Espero que Deus o ajude. Que o Beira-Mar consiga a manutenção e que no final do campeonato, o nosso novo timoneiro possa comemorar com os beiramarenses a tão ambicionada permanência.
Resta-me referir um pormenor (que provavelmente se irá traduzir num pormaior): no final do treino, que decorreu à porta fechada, os jogadores iam passando por mim, transportando um cansaço visível. Alguém me disse que já não estavam habituados a treinar forte e duro. Primeiro sinal de que as coisas vão, de facto, mudar?

quarta-feira, abril 06, 2005

Inácio, Inácio a tua vinda dá que pensar...
Ontem o final do dia foi dedicado à calibragem de pneus e alinhamento da direcção do único automóvel lá de casa. Coisa de pouca importância, para mim, uma vez que isso é do departamento da minha senhora. Obviamente, e por insistência dela, acompanhei-a à oficina. Um frete, já que de carros pouco ligo. Não gosto de mecânica e pronto.
No entanto, a ida à oficina proporcionou-me reflectir sobre o meu Beira-Mar. Enquanto que a minha esposa dialogava com os mecânicos, eu, sempre perto dela, reflectia sobre o clube. A chegada de Augusto Inácio, repito um campeão enquanto jogador e treinador, reacendeu em mim uma réstia de esperança relativamente ao futuro. Sendo ponto assente que esta equipa joga bem quando há transmissão directa; que esta equipa faz bons jogos frente a grandes clubes; que as próximas três jornadas são televisionadas e diante de Sporting Clube de Portugal, Boavista e FC Porto; que o simples facto de haver chicotada psicológica costuma produzir efeitos imediatos (até Luís Camp(a)os ganhou na Luz!); e se a lógica funcionar... Querem ver que vamos ter agradáveis surpresas.
Estou com um sorriso largo. Aleluia, aleluia voltei a acreditar. Benvindo Inácio; bendita ida à oficina!

terça-feira, abril 05, 2005

Inácio? E porque não
Augusto Inácio é um treinador pelo qual tenho simpatia. Um campeão enquanto jogador e treinador. Recordo-me bem dos seus tempos aureos de grande defesa-esquerdo do FC Porto. Sobretudo daquele ano em que foram campeões europeus. Como treinador, levou o Sporting, ao fim de 18 anos, a conquistar o título de campeão nacional. Um feito que muitos tentaram e nenhum conseguiu.
Pelo nome, aprovo o treinador! Sinto que ainda vamos a tempo. Ou será que isto é mesmo o meu coração AURI-negro a falar?

segunda-feira, abril 04, 2005

A teoria do meu pai
O meu pai é um daqueles tipos para quem está sempre tudo bem. É um daqueles tipos que chega mesmo a irritar. Mas é o meu pai e eu, confesso-vos, adoro-o. A vida tem-lhe sido ingrata, mas muitas das vezes por culpa própria. Há alturas em que devemos ter pulso de ferro para contrariar aquilo que nos pode vir a ser prejudicial. Pacato, como é, julga que as coisas se vão resolvendo com o tempo. Mesmo assim, adoro-o. E tenho orgulho nele.
Este fim-de-semana convidei o meu pai para vir a Aveiro e assistir ao jogo Beira-Mar vs Penafiel. Há dois anos que ele não via um jogo do meu clube.
Pensava eu que iriamos assistir a uma grande vitória do meu Beira-Mar. Sentados algures no novo Mário Duarte, eu, o meu pai e o pai da minha esposa lá fomos vendo uma primeira parte pouco atractiva mas ao qual o golo do meu Beira-Mar sempre deu algum ânimo. O segundo tempo é que foi por demais. Cheguei a sentir vergonha por ter convidado o meu pai a assistir a este confrangedor Beira-Mar.
Por sorte, quando no fim do..., como é que lhe hei-de chamar, daquela hora e meia em que 22 homens correram atrás de uma bola, o meu pai disse de sua justiça. Aqui vai a teoria dele: "porra, parece que eles não correm. Antigamente, no outro campo, ainda corriam e parece que tinham vontade. Agora não se vê nada. Bem, que se lixe. Oh João! (nome do pai da da minha mulher) vamos mas é beber um copo."
Confesso que fiquei mais descansado. A culpa dele ter tido 90 minutos penosos sempre era do Beira-Mar. E não minha! E depois, há sempre o inevitável copo para salvar a tarde; e a forma como o meu pai leva a vida tão... simples.

sexta-feira, abril 01, 2005

Paul Murray não joga mais; Luís Campos fala grosso; Mano Nunes não diz nada...
Vai lindo isto, vai. Paul Murray não joga mais? Para mim nunca deveria ter para cá vindo! Luís Campos fala grosso? Depois de Leiria é bom que fala aquilo que deve falar e não diga disparates! Mano Nunes não diz nada? Estou ansioso pelo final da época. Há tanto para falar e esclarecer!