segunda-feira, julho 31, 2006

Rejuvenescimento e um texto a não perder

Rejuvenescimento...
... da secção de basquetebol do Beira-Mar. Não toda, obviamente. Porque a formação tem, ao longo dos últimos anos, a ser feita. Mas dos seniores. João Miguel, ex-Galitos, irá ser o novo treinador principal da equipa masculina. Promete, e de que maneira, a nova época. César Fernandes, ao que se sabe, irá tomar conta da secção no lugar do incansável João Mário Vasconcelos. É importante que o Beira-Mar tenha as equipas todas no basquetebol. O futuro revela-se risonho.

Um texto a não perder...
... do Pedro Neves. Imperdível, de facto, a análise que se faz ao que poderá ser o esqueleto do Beira-Mar esta temporada. A não perder esta deliciosa prosa que pode ser lida aqui ou no blogue do Pedro.

quinta-feira, julho 27, 2006

Primeira vitória, para alegrar a malta

Ainda que só tenha sido por um magro 1-0, frente ao secundário Feirense, não deixa de ser relvante este primeiro triunfo da nossa equipa. Segundo reza a crónica, pela inconfudível pena do meu amigo Jacinto Martins, os automatismos tendem a ficar devidamente automatizados. E ainda faltam Jardel (importante a finalizar) e o novo reforço (Eduardo Farah), aposta para o lado esquerdo.
Promete, e de que maneira, este Beira-Mar.

segunda-feira, julho 24, 2006

Já está, finalmente

Actualizado na Liga principal e com direito à indicação ao recente título de campeão nacional. Há muito tempo que esperava por ver o meu clube entre os maiores. O palmarés actualizado e o emblema em grande destaque. Para ver aqui.
O futuro, seja a breve ou longo prazo, ainda nos irá trazer maiores alegrias. Estou certo disso!

segunda-feira, julho 17, 2006

Afinal, ele (o goleador) está cá

Segundo o actualizado site do nosso clube, Jardel já cá está. E já foi apresentado. Sempre podemos dizer que o primeiro passo foi dado. O primeiro de muitos, claro está. Porque agora, depois dos inevitáveis exames médicos que espero tenham resultado positivo (longe vá o agoiro), torna-se necessário que o atleta encaixe bem no plantel. Que trabalhe em prol da equipa e dos seus companheiros. Não basta apresentar um bom curriculum (isso é uma realidade, em todas as áreas), é necessário empenho, entrega e muita humildade. O Beira-Mar, neste particular, é um clube calejado em bons e maus exemplos. Eu espero e desejo que Jardel venha, de facto, para ajudar. Que reconheça a enorme confiança que esta direcção e este treinador, que o conhece bem, lhe está a dar. Porque os sócios e adeptos, esses se virem golos e bom comportamento certamente o irão idolatrar.
Parece de somenos importância, mas não é. Finalmente, o terceiro guarda-redes. Menos conhecido, é certo, mas quem sabe não irá ser uma agradável surpresa.
Em tempo: numa outra casa, um tal de C.N. fez-me algumas ameaças. Atrás do cobarde anonimato, como é usual nesta gente. Se tiver algo a dizer, sabe onde me encontrar. Talvez necessite de ser esclarecido porque pode estar mal informado. Cá o esperarei, com toda a tranquilidade deste mundo.

sábado, julho 15, 2006

Isto não começa nada famoso

Com os trabalhos de preparação da nova temporada iniciados, impõe-se ao Beira-Mar preparar os detalhes de modo a fazer uma temporada sem sobressaltos e ficar num lugar prestigiante de acordo com os pergaminhos do clube. O futebol, modalidade de proa no panorama nacional, é a aposta forte do Beira-Mar. A história, aliás, diz-nos isso mesmo. As outras modalidades, aquelas que muitos definem como amadoras, têm sido vetadas aos, digamos assim, esquecimento. Acontece porém, que alguns sócios lá se lembram de colocar mãos à obra e iniciar projectos válidos. No caso do Beira-Mar, o futsal é o exemplo perfeito disso mesmo. André Cester Costa lidera uma equipa que tem dado prestigio e glória ao Beira-Mar. A natação, pelo pouco que conheço, também tem dado conta do recado. Os resultados aparecem e o nome Beira-Mar é elevado a níveis bem altos. Tal como o judo e o boxe, ou mesmo a ginástica. O basquetebol, modalidade que muito me diz, atravessa tempos complicados. Mas já sei que para o ano iremos ter, de novo, uma equipa sénior masculina. Com alguns veteranos, a que se juntarão jovens. O que se pede é que dignifiquem o emblema que representarão. E isso fazem-no muito bem as femininas.
Mas voltando ao futebol, o começo de temporada não tem sido nada famoso. Primeiro anuncia-se a continuidade de Pavel Srnicek. Quando afinal ele não vem. Depois, diz-se que Dani, do Vizela, será reforço agora ou, o mais tardar, em Janeiro. Mas nem agora, nem em Janeiro. É carta fora do baralho. Ratinho estava para vir, depois nem coberto de ouro, quando afinal já treina com os companheiros. O caso Jardel, que já tive oportunidade de elogiar a sua contratação, ameaça-se transformar numa novela... com argumentos sul-americanos. O que vale é que na comunicação a escolha foi em cheio. Acertada e reveladora de inteligência. Porque o resto, oh meus amigos não nos façam recordar tempos antigos e tristes.

quinta-feira, julho 13, 2006

Um regresso...

... que se saúda, pois então! Jorge Maia reassume um cargo que ele próprio inaugurou quando o Beira-Mar ainda estava na Liga principal. Já aqui dei conta, neste humilde blogue, que Jorge foi um excelente Director de Comunicação do Beira-Mar. O desempenho foi de tal maneira perfeito, que muitos já suspiravam pelo seu regresso. Só não percebo, e provavelmente nunca irei perceber, porque razão Jorge Maia saiu do clube quando este mudou de órgãos sociais.
Mesmo assim, apraz-me registar que Jorge Maia voltou para o lugar de onde, na minha opinião, nunca deveria ter saído. Um abraço e felicidades, meu caro Jorge Maia.

segunda-feira, julho 10, 2006

Jardel de volta a um País...

... onde se sente verdadeiramente feliz! Tal como eu, devo confessar, me sinto neste momento. Aprovo incondicionalmente a aquisição de Mário Jardel. Não (só) pelos golos que marcou ao serviço de FC Porto e Sporting. Ou pelos titulos individuais e colectivos que conquistou. Mas pela promoção que o Beira-Mar já começou a ganhar. Esta aquisição representa uma acção de marketing de enorme alcance. As atenções que a imprensa e o público centrarão no Beira-Mar representam uma estratégia bem conseguida. No plano meramente desportivo, acredito que a condição física de Jardel possa não ser a melhor. Mas com muito trabalho e tempo, isso será resolvido. Mário Jardel também é conhecido pelo seu feitio algo peculiar. Na memória de todos ainda está a forma como insistiu para sair do Sporting, baseando-se num alegado mal estar psíquico. Mas estou convencido que também isso será algo contornável. Basta que a direcção defina, desde o início, as regras de conduta para que, o já nosso, Mário Jardel não pense sequer em pisar o risco. A temporada passada foi carimbda pelo êxito. Esta tem tudo para tomar o mesmo rumo. O Beira-Mar, com a contratação do mediático Mário Jardel, já começou a ganhar fora do campo. Na plenitude das suas capacidades, Jardel poderá retribuir este voto de confiança com a obtenção de muitos golos e consequentes vitórias. Agora, resta esperar que o público agradeça esta aquisição e compareça em grande número no Estádio.
Porque os últimos são sempre os primeiros, não posso deixar de felicitar a continuidade de Pavel Srnicek. Com o internacional checo, mais Alê e Bruno Sousa estamos traquilos relativamente ao específico posto de guard-redes.
Resta-me aguardar, ansiosamente, pelo início do campeonato. Sinto que vamos fazer História.
Obrigado Beira-Mar!

quinta-feira, julho 06, 2006

Ainda que...

... este seja um blog dedicado ao Beira-Mar, não quero deixar de aproveitar a oportunidade para, publicamente, mostrar o meu orgulho pela memorável prestação da nossa Selecção Nacional. Quando ganhamos, somos muitos a escrever sobre as vitórias, mas quando perdemos são muitos a fazer a crítica fácil embora fútil. Nesta hora de amargura, deixo a minha total solidariedade para com os comandados se Scolari. E o meu eterno agradecimento ao treinador.
Agora, toda a atenção virada para o Beira-Mar. A bola, nos treinos, já rola. Daqui a nada, os primeiros jogos de preparação. sinto, muito siceramente, que vamos fazer hitória em 2006/2007. O que é que hei-de fazer? É que sinto mesmo!

segunda-feira, julho 03, 2006

De hoje...

... para a História. Os jogadores do Beira-Mar regressam ao trabalho depois das merecidas férias. As contratações já foram feitas e outras estão a caminho. Os nomes dos novos atletas não são sonantes, é verdade, mas o que importa é que venham com garra, ambição e entusiasmo. E, acima de tudo, que respeitem o emblema, sócios e adeptos. Cumpridos estes desideratos, estou certo que vamos ter uma temporada desportiva ao nível da brilhante e inegualável História do nosso clube.