quarta-feira, junho 27, 2007

Alargamento da Liga?


O meu amigo Nuno Quintaneiro Martins foi buscar este artigo para ilustrar uma má gestão da actual direcção do Beira-Mar pela, entre outras coisas, descida de divisão. Não lhe tiro o mérito em bater-se por um Beira-Mar diferente, gerido de outra forma e bem mais ambicioso. Entre outras questões, dou-lhe toda a razão quando gritou bem alto contra a parceria que o clube fez com a Inverfutbol (ai Nuno, Nuno como a memória por vezes é tão curta. Lembras-te o quanto falámos num passsado bem recente?!).

Acontece, porém, que no particular relativo ao incumprimento das obrigações fiscais penso que Artur Filipe já por diversas vezes disse (ou acusou) quais os clubes que possivelmente estariam em gritante falha com a Segurança Social e entidades afins. Olha, o Vitória de Setúbal, por exemplo, quando o actual presidente Artur Filipe acusou de já ter mantido uma conversa com o actual primeiro-ministro e teria sido beneficiado com isso. Mais? O Boavista, Estrela da Amadora e Belenenses. Já por várias ocasiões tenho lido que estes clubes são incumpridores.

Fala-se no possível alargamento da Liga. Proposta apresentada pelo Boavista (!). A ser levada a Assembleia-geral e aprovada, não vejo porque não. O Beira-Mar beneficiaria com isso? Provavelmente sim: Desse modo, fazer-se-ia justiça e o nosso clube manter-se-ia na Liga. Ainda bem!

sexta-feira, junho 22, 2007

Vivam os xico-espertos

Pois é, caro presidente. Por muita razão quando diz algumas verdades, mais vale fazer como os outros. afinal, no Beira-Mar são todos uma cambada de totós. Cumpre-se com todos os preceitos legais no que às finanças diz respeito e vai-se para a Liga de Honra. Muito jeito dava o dinheirinho para reforços. Espertos são os outros, que preferem os milhões da Liga aos tostões da divisão secundária.
Meus amigos, até podemos nem concordar com algo que Artur Filipe e seus pares tenham feito nestes dois anos de mandato. Mas julgo que devemos dar a mão à palmatória no cumprimentos das obrigações fiscais. E aqui a Liga não actuou, na minha modesta opinião, como fizeram em Itália e noutras paragens. Ainda assim, julgo que iremos fazer tudo dentro do campo para dar a devida resposta. Com vitórias e mais um título de campeão nacional. E, presidente, veja se aprende: compre bons jogadores e pague ao Estado quando puder!

quarta-feira, junho 20, 2007

Investigação e já!


Segundo notícias vindas a público, clubes como Belenenses, Estrela da Amadora e Boavista estão com sérias dificuldades em regularizar as suas dívidas junto da Segurança Social. Verdade ou não, o certo é que Liga deve verificar a veracidade de tais dúvidas. Em caso de certezas, então que se actue. E que o Beira-Mar, sério cumpridor das suas obrigações fiscais como é, retomar o seu lugar que lhe pertence por direito próprio: a divisão maior.

Em Itália, até o até o Inter Milão tem o título de 2005/06 em risco.

sexta-feira, junho 15, 2007

Justiça desportiva


O incumprimento das obrigações fiscais e contratuais, por parte dos clubes, é assunto do dia. Neste ponto, o Beira-Mar tem sido dos clubes que mais se tem batido pela legalidade da questão. Fruto da descida de divisão, o clube procura, com missivas à Liga, Secretário de Estado do Desporto e Ministério das Finanças, que a lei seja cumprida e os prevaricadores punidos com a respectiva descida à Liga de Honra em detrimento da salvação «auri-negra». Aqui, tenho que fazer a devida vénia aos actuais dirigentes e manifestar a minha total solidariedade para uma causa que se quer… justa de amarelo e preto vestida.
Acontece, porém, que ao longo da História do futebol português raros são os casos em que a mão pesada da justiça desportiva implique a pena gravosa da despromoção. Então, no principal campeonato não me vem à memória que tal tenha acontecido. É pena…
Ainda assim, mantenho a fé que a justiça funcione. Que o Beira-Mar, como clube cumpridor com as suas obrigações, seja notificado da manutenção na Liga e aquele que não cumprem sofram as devidas consequências. A bem do futebol, da justiça e de quem cumpre. Assim aconteceu, por exemplo, em Itália onde a Juventus (descida de divisão), o AC Milan e a Fiorentina (estes começando a prova com pontos negativos) sofreram as devidas consequências em função do calciocaos. Assim não acontece, por exemplo, em Inglaterra onde o «Fair-play» é expoente máximo na pátria do futebol.

quinta-feira, junho 14, 2007

Cristalizou?


A nossa casa parou no tempo... É pena! Local de passagem obrigatória, parar o portal de informação oficial é o mesmo que fechar as portas da própria casa aos associados.

segunda-feira, junho 11, 2007

Devic a caminho da Académica


De acordo com o jornal "A Bola", o central sérvio Devic parece estar a caminho da Académica. Não faz diferença. Depois de ter visto a forma omo consentiu o segundo golo do Belenenses, no Restelo, vi que não era um jogador por ai além. Boa viagem!

sexta-feira, junho 08, 2007

Nuno Q. Martins


É um craque. Persistente. Destemido. Independente. Gosto da sua postura e maneira de ser. As suas convicções são próprias de um ser que não se deixa tolher por qualquer idealismo dogmático. Vai à luta, sabendo, de antemão, que numa guerra quem vai dá e leva. Sabe distinguir bem as pessoas. Pela conversa que mantém, consegue diferenciar, no interlocutor, quem fala com convicção e aquele que... dita mais do mesmo. Para além destas faculdades, o Nuno é amigo do seu amigo. Mas...

quarta-feira, junho 06, 2007

José Cachide


Numa altura em que se fala e discute sobre a realização de uma Assembleia-geral Extraordinária do clube, há um nome que me vem sempre à cabeça: José Cachide. Já o afirmei publicamente e volto a sublinhá-lo: o actual responsável pelo departamento de futebol tem muita qualidade. Não me espantaria, de forma alguma, que venha a ser o próximo presidente do clube.