quarta-feira, agosto 27, 2008

Favorito à subida, ou não?


A questão que serviu para a recente sondagem deste blogue resultou, como resposta, em NÃO! Isto é, de acordo com a maioria dos participantes (17), o Beira-Mar não pode ser considerado como favorito à subida de divisão. Uma média de 59 por cento.
Por outro lado, 12 (41%) considera que sim. Que o clube amarelo e preto deve ser considerado, aos olhos de todos, como favorito ao regresso à liga maior do futebol português. Opiniões divergentes, mas pelas percentagens andam muito próximas.
Resta salientar que antes do final da partida frente ao Santa Clara, o sim levava clara vantagem.
Sinceros agradecimentos aos 29 participantes.
Na próxima segunda-feira, dia 1 de Setembro, termina o prazo para inscrições de atletas na Liga Portuguesa de Futebol Profissional. Face aos três desempenhos do Beira-Mar, que resultaram numa derrota (1-3, em Gondomar), numa vitória (2-0, na recepção aos gondomarenses) e num empate (0-0 diante do Santa Clara), o que dá três golos marcados e outros tantos sofridos, a próxima sondagem propõe saber, junto dos frequentadores deste blogue é qual deve ser o sector que deverá ser reforçado até ao fecho das inscrições.
O prazo de participação na sondagem desta semana termina na próxima terça-feira (2-Setembro).

segunda-feira, agosto 25, 2008

Arranque aos soluços


Não foi feliz o Beira-Mar no arranque da temporada 2008/2009. Depois de ter sido eliminado da Taça da Liga, logo na 1.ª eliminatória, cedeu, em casa, um empate frente ao Santa Clara. Pior era difícil.
O mais estranho é que lendo aqui e aqui o empate final acaba por ser um resultado feliz para o Beira-Mar. Apático, sem chama e pouco intimidador são conclusões a que facilmente se podem chegar com as leituras feitas.
Todos sabemos a importância de começar a época a vencer. Não foi possível na Taça da Liga, onde apenas e só o estatuto de semi-finalista estava em causa e a defender, seria, e será, na Liga Vitalis que o empenho e os esforços devem ser aplicados em dobro.
Para a nova Comissão Administrativa eleita e, sobretudo, para António Sousa qualquer percalço no campeonato poderá revelar-se fatal num futuro muito próximo. Deixemos de lamúrias e que se assumam os objectivos em razão do historial do clube: o que o povo auri-negro espera é a subida de divisão. Não irão ser equipas como Olhanense, Portimonense, Santa Clara, Vizela, Aves, Estoril, Gondomar, Freamunde, etc., etc. que farão frente e mossa a um clube que está entre os 20 melhores a nível nacional.
Foi mau. Empatar na ronda inaugural e em casa é negativo. Mas não alarmante. Faltam 29 jogos e esta equipa, que tem experiência de grandes jogos, pode e deve fazer mais e melhor.

terça-feira, agosto 19, 2008

Fé, muita fé...


A fé move montanhas. Altas ou pequenas; largas ou estreitas. O importante é ter fé e sentir orgulho em nós mesmos ou naqueles que representam o nosso ideal. Sentir orgulho, vaidade e representação. No Beira-Mar também é assim. Competindo numa maior ou mais pequena prova, ao «auri-negro» invade um sentimento de esperança e de vitória.
A precoce eliminação da Taça da liga parece não desmotivar os adeptos aveirenses. Na última sondagem, a maioria (12 - 71%) acredita que tal percalço em nada vai influenciar o rendimento da equipa no jogo inaugural do campeonato, diante do Santa Clara.
Apenas cinco (29 por cento) é da opinião que a equipa se vai ressentir e, dai, entrar com o pé esquerdo. A ver vamos.
Sinceros agradecimentos aos 17 participantes.
Para esta semana, nova consulta popular. Pode o Beira-Mar ser considerado como favorito à subida de divisão. Tradicional o prazo de participação (26-Agosto).

segunda-feira, agosto 11, 2008

Muita esperança... desilusão final


Apesar do desaire (1-3) em Gondomar e das alterações ao regulamento da prova, os beiramarenses chegaram a acreditar na hipótese do Beira-Mar passar a primeira eliminatória da Taça da Liga.
Ao inquérito promovido por este blogue, 16 elementos acreditavam no sucesso na eliminatória (84%). Um número substancialmente superior aos descrentes, apenas três (16 por cento).
Aos 19 participantes o meu agradecimento.
Desde já fora de uma prova, o Beira-Mar terá pela frente o campeonato e a Taça de Portugal. Duas competições onde quererá, certamente, lutar para vencer.
A pergunta que se segue é saber até que ponto o desaire diante do Gondomar poderá influir no embate da primeira jornada, frente ao Santa Clara, marcado para o dia 24 deste mês.
A participação termina a 19 de Agosto.

sexta-feira, agosto 08, 2008

Características dos ilustres desconhecidos


Renato, Jonathan, Bruno Resende, Jaime e Bornes. Todos com algo comum, todos com características bem diferentes. Em comum, o facto de terem feito a formação no Beira-Mar; a diferença reside nas posições onde jogam.
Para muitos, são desconhecidos do panorama futebolístico. Mas para os que acompanham os jogos da formação do Beira-Mar, os cinco são sobejamente conhecidos.
De futuro, proponho-me a fazer uma breve resenha de cada um deles. Uma mera tentativa de desfazer possíveis dúvidas e elucidar aqueles que não os conhecem.

terça-feira, agosto 05, 2008

Na Taça da Liga... para ganhar


A presença nas meias-finais da edição anterior da Taça da Liga “obriga” o Beira-Mar a encarar esta edição como uma competição para ganhar.
A conclusão aqui colocada vai de encontro ao resultado da sondagem promovida por este blogue. Dos 24 participantes, 20 consideram que a equipa deve jogar para ganhar (83%), enquanto que apenas quatro são da opinião que António Sousa deve aproveitar este torneio para rodar jogadores que eventualmente serão menos utilizados ao longo da temporada.
Responsabilidade acrescida, para o colectivo, para a segunda mão diante do Gondomar.
Agradecimentos aos participantes.
Já agora, participem na seguinte questão: que hipóteses tem o Beira-Mar em eliminar o Gondomar quando se sabe, à partida, que terá obrigatoriamente que vencer por dois golos de diferença? Muitas ou nenhumas? Para esta, respostas até domingo.

sexta-feira, agosto 01, 2008

Aos seus lugares...


Falta pouco para o arranque oficial da nova temporada 2008/2009. Aqui, pelo burgo aveirense, as esperanças esgotam-se no regresso à Liga principal. Objectivo ambicioso mas, ao mesmo tempo, digno da História «auri-negra». Pedir a promoção não é uma exigência. É, isso sim, um legítimo desejo de quem se habituou a ver o Beira-Mar entre os grandes do nosso futebol.
Ao olhar para os nomes das equipas que disputam a Liga Vitalis fica-se com um desilusão só comparável ao empate frente ao Paços de Ferreira que nos valeu a descida.
O tempo é outro. A mística beiramarense está toda lá. Com António Sousa, Ricardo Sousa, Fary, Levato e Palatsi. Mas também Bruno Sousa, Artur e Bruno Resende. A estes, podemos juntar os que se formaram nesta casa: Jaime, Bornes e Renato. Um punhado de gente com sangue de uma só cor: amarelo e preto. Para compor o ramalhete falta um: Ribeiro, a treinar à parte lá longe, nos confins de Vila do Conde.
Falta pouco para o pontapé de saída. É frente ao Gondomar. No Estádio de São Miguel que, com a sua bênção, nos vai guiar aos lugares da glória.
Meus caros, aos seus lugares num qualquer estádio onde evolua aquele equipamento amarelo e preto.