quinta-feira, novembro 26, 2009

Estamos convocados...


... para ajudar a salvar o nosso Beira-Mar!

terça-feira, novembro 24, 2009

Imagem de marca


Já por diversas vezes fiz anotações ao mérito que o nosso treinador vai tendo ao comando da equipa. Em pleno momento de grave crise, Leonardo Jardim tem sabido manter o espírito de união e ajuda no grupo de trabalho.

Se como condutor de homens mostra capacidade, como treinador caminha, de facto, para uma carreira de sucesso.

No domingo, um pormenor chamou-me à atenção. Poderá ter passado despercebido a muita gente, mas no final fez toda a diferença entre um técnico que quis ganhar e outro que mostrou estar a distâncias de Jardim.

Atentem:

estavam os jogadores junto aos respectivos bancos, momento antes de iniciar a decisão da eliminatória através da marcação das grandes penalidades. André Villas Boas junta-se aos adjuntos e delegado ao jogo, para, demoradamente (!), elaborar a lista dos atletas que iriam marcar os penalties. Do outro lado, a tarefa parecia já estar decidida, apenas faltando preencher o tal papel com o nome dos jogadores, a cargo do António Vieira e João Redondo. E Leonardo Jardim, onde estava? Junto a um canto do banco de suplentes a falar e fazendo movimentos, como se de um guarda-redes se tratasse, com... Bruno Conceição. Revelador, de facto, de quem melhor preparou a eliminatória!

Pode o Beira-Mar vir a ser eliminado por um Aliados do Lordelo, por um Mafra ou pelo Chaves, é verdade; pode vir a perder nos Açores, já no domingo; ou, até mesmo, nem subir de divisão. Mas, uma coisa é certa, este homem tem perfil para treinador.

segunda-feira, novembro 23, 2009

Sem palavras












(Foto, Bancada Norte)

sexta-feira, novembro 20, 2009

Atitude simples, mas de Homem


Dá uma imagem danada para o exterior, é verdade. Desde logo, porque quem lê cimenta a conclusão que no actual Beira-Mar desorganização é palavra de ordem: a nível directivo e de condições de trabalho. Mas pelo que se lê aqui, Leonardo Jardim voltou a demonstrar grande carácter e, sobretudo, perfil de liderança. É de Homem, de facto!

quinta-feira, novembro 19, 2009

Vai lá vai? Não, vão mesmo


Uma maravilha de equipa. Puros amadores, mas com uma confiança inabalável capaz de mover montanhas e e traves. De uma divisão inferior e sem direito a vencimentos, «despachou» sem mácula uma conjunto com dois estrangeiros.

Desnecessário mesmo o sofrimento do prolongamento. E ainda há quem escreva que não houve «tomba-gigantes». Se calhar não, porque gigante, gigante tem sido a equipa sénior de basquetebol do Beira-Mar.

Venha o próximo sorteio da Taça de Portugal, porque mesmo com jogo grande na televisão ainda há quem prefira a bancada do velhinho pavilhão no Alboi.

terça-feira, novembro 10, 2009

Ser ou não ser


Atento ao fenómeno desportivo, em geral, e ao futebol, em particular, procuro reflectir sobre os acontecimentos que se vão sucedendo e, numa fase posterior, fazer a devida filtragem de acordo com diversos factores.
É publico, e não o escondo de quem quer que seja, a minha qualidade de sócio ao Sport Clube Beira-Mar. Dentro das minhas possibilidades, lá vou dando o meu gratuito contributo para ajudar o clube. Faço o que posso e a mais, julgo, não sou obrigado.
Desse modo, pelo meu contributo, julgo-me no direito de opinar sobre o actual estado de uma colectividade que cambaleia para os 90 anos de idade.
Ponto assente, de facto, a débil situação financeira e directiva do clube. Sem direcção, ou Comissão Administrativa a boa visibilidade à opinião pública vem dos excelentes resultados que a equipa de futebol profissional vai grangeando.
Também é unanimemente reconhecido que a mudança para o Estádio novo contribuiu, decisivamente, para o actual deprimente quadro beiramarense. Mas não só. A nível de estrutura directiva, o clube foi ficando refém das lutas «fratricidas» entre pessoas que assumiram responsabilidades nos órgãos sociais.
Em Portugal, temos exemplos claros de equipas que, após profunda depressão, encontraram estabilidade para altos voos depois de encontrado um verdadeiro líder. Exemplos? Braga e Nacional da Madeira. Tivesse tido o Beira-Mar a pessoa certa, no lugar certo e a esta hora estaríamos orgulhosos por uma outra classificação do Beira-Mar. Andar à míngua do erário público, via Câmara Municipal, não é, de todo, solução. Apenas problema.
Desse modo, e face ao formidável trabalho que o dr. Artur Moreira via fazendo, vê-se que pode existir, para breve, solução. Mas que solução?
Desde logo, alguém que faça a devida limpeza no seio beiramarense. Que assuma, de uma vez por todas, se quer o clube a competir no novo Estádio, ou não. Em caso afirmativo, a gestão do equipamento deve ser totalmente entregue ao Beira-Mar. É lá a sua casa, é dela que deve tratar. Depois, que tipo de gestão para o futebol? Autónomo, em relação ao universo «auri-negro», ou dar autonomia total a todas as outras secções?
Devo dizer, relativamente a este último ponto, que o Beira-Mar deveria autonomizar todas as suas secções, «emprestando» apenas o nome, e dirigir toda a sua aposta financeira para o futebol. Isto porquê? Porque entendo que todos aqueles que estão à frente das modalidades possuem enorme capacidade para lhes dar alto nível competitivo e encontrar fontes de receita para as manter em actividade. Exemplo disto? A fase inicial do futsal, um projecto sólido e com extraordinário sucesso desportivo.
Desse modo, aquilo que se pede, no futuro, são pessoas com coragem, determinadas e que idealizem um projecto estruturante para que o Sport Clube Beira-Mar deixe de cambalear e passe a andar com passos firmes e seguros.

quinta-feira, novembro 05, 2009

Luz (ainda) ao fundo do túnel


Vai valendo, e bem, o esforço de Artur Moreira. O médico é persistente e a persistência reconhecidamente dá bons resultados.
À beira do fim, o Beira-Mar pode inflectir o rumo e colocar-se à beirinha da salvação. Uma boa nova que muitos há muito ansiavam.
Como sempre, a Câmara tornou-se na bóia de salvação. Direi mesmo que às portas do Natal, o executivo aveirense vestiu-se Pai Natal e colocou a esperança no sapato amarelo e preto.
Não importa saber se daqui para a frente será diferente ou mais do mesmo. Isso só o saberemos depois de ser eleita uma nova Comissão Administração, condição obrigatória para que a autarquia colabore com o quase nonagenário emblema aveirense.
Para já, e porque a "César o que é de César", ficam os agradecimentos ao dr. Artur Moreira, ao prof. Élio Maia, à equipa técnica e plantel profissional do Beira-Mar.

segunda-feira, novembro 02, 2009

Para a História do Beira-Mar


Diga-se o que disser de Leonardo Jardim, independentemente do processo que terminou com o seu ingresso no clube, nomeadamente as conversações que foi tendo com o Gil Vicente, a verdade é que o homem tem tido uma postura digna à frente do clube.

Começou a época com derrotas, sendo que à segunda jornada a equipa seguia na última posição com zero pontos, mas, sem grandes alaridos, foi somando pontos e passando eliminatórias nas Taças de Portugal e da Liga. Ontem, na Póvoa, quase vencia e assumia o comando do campeonato, mas um deslize defensivo ditou o empate final.

Na hora da conferência de imprensa, e sobre a crise directiva que teima em não deixar a instituição beiramarense, duas frases ficam para reflectir e que demonstram que Leonardo Jardim pode, muito bem, já ter reservado um lugar na História do Beira-Mar:

"Estes jogadores mereciam que as coisas estivessem diferentes."

"Vou continuar, independentemente do que vier a acontecer; só os ratos é que saem quando o navio está a inclinar."