sexta-feira, janeiro 29, 2010

Crucial


Não há margem para qualquer dúvida que o Beira-Mar foi superior ao Portimonense. A justiça do resultado não se reflecte apenas na diferença de golos marcados: dois contra nenhum. O que importa salientar é a qualidade de jogo aveirense, assente numa equipa compacta e solidária com melhores jogadores.

Registe-se que o pressing final dos algarvios foi feito muito mais com o coração em detrimento da razão. Isto é, futebol aos repelões, sem fio de jogo nem estratégia definida.

Ainda assim, num futuro muito próximo poder-se-á dizer que este triunfo terá sido crucial. Isto a contar, claro está, que o Portimonense será, de facto, candidato à subida. Ontem, pelo menos, mostrou muito pouco.

quinta-feira, janeiro 28, 2010

Convocados para o Beira-Mar - Portimonense


Eu, tu, ele, nós, vós e eles.

Concentração: Estádio Municipal de Aveiro.

Hora: 20h

Equipamento: cachecol e voz afinada.

segunda-feira, janeiro 25, 2010

Levantar a cabeça


A esperança de voltar ao Jamor esfumou-se lá longe, para lá do Marão. O pormenor do desperdício da grande penalidade revelou-se o mal maior. Como um mal nunca vem só, instantes depois aconteceu o golo do Chaves que de tão esquisito revelou-se fatal.

Importa agora não baixar os braços. A Taça de Portugal, julgo eu, nunca foi a prova principal para o Beira-Mar. O pensamento seria tentar chegar o mais longe possível. Ir à final era um sonho, mas não uma questão de "vida ou de morte".

A época fantástica que o Beira-Mar tem protagonizado até ao momento não sai minimamente beliscada pelo facto da equipa ter perdido no terreno de um adversário que tem vindo a subir de rendimento. Centrado apenas no campeonato, a equipa de Leonardo Jardim pode e deve focalizar-se em manter a liderança da liga Vitalis. Para tal, é importante começar por derrotar o Portimonense.

Já agora, por falar em Portimonense, há uma imagem que não em sai da memória. No jogo da primeira volta, quando o Beira-Mar somou a segunda derrota consecutiva, os adeptos algarvios viraram-se para a claque do Beira-Mar e em tom provocatório, acompanhado por gestos obscenos, desejaram a descida à equipa aveirense para a II Divisão. Foi feio e mal-educado.

Curioso como volvida uma volta, o Beira-Mar é líder e o Portimonense não pode perder em Aveiro. É caso para dizer que quinta-feira "it`s time to pay back!"

quarta-feira, janeiro 20, 2010

Basquetebol


As circunstâncias de vida levam-me a estar mais perto daquela que é, de facto, a minha modalidade predilecta. Como o próprio título deste breve texto indica, é o basquetebol.

Por via do acompanhamento basquetebolístico, já há um punhado de pavilhões que tive oportunidade de conhecer. Outros, porém, já eram meus velhos conhecidos. Desde o «velhinho» pavilhão do Beira-Mar, ali no Alboi, outrora palco de grandes espectáculos, com multidões à pinha, até ao do Illiabum, sempre frenético com o seu público e onde está, na minha opinião, a melhor claque de apoio a uma equipa de basquetebol, passando pelo novo e funcional pavilhão do Galitos.

Para além destes, os friorentos pavilhões do CENAP e do Vagos. Este último, então, quando chove é um perigo para quem circula, face ao piso extremamente escorregadio.

Mas há um, em particular, pelo qual me dá imenso prazer estar presente. Escrevo do Arena Dolce Vita, em Ovar. Não só pela modernidade do mesmo, mas sobretudo pela sua envolvência. O público apoia, à sua maneira, a sua equipa mas o que eu aguardo ansiosamente é o final da partida. Dá gosto observar a Ovarense dar a volta final, acompanhada de um cumprimento a cada adepto que se chega ao limite da bancada para tocar nos jogadores. Estes, os atletas, dão a volta, em fila, ao som dos aplausos e da música ambiente. É uma NBA, com as devidas distâncias e diferenças, pela qual sinto imensa satisfação apreciar.

sábado, janeiro 16, 2010

O empate na Covilhã


Não tenho a mais pequena dúvida: o Beira-Mar é candidato à subida!
Na Covilhã mostrou querer, humildade e teve atitude para voltar ao jogo depois de se deixar ultrapassar no marcador.
Para além disso, outra nota: fantástica capacidade física. Importante para quem quer manter um alto ritmo competitivo ao longo de toda uma temporada.

segunda-feira, janeiro 11, 2010

Força


Foi mostrado em directo e muita gente viu no municipal do Cartaxo. No festejo do golo, Pedro Araújo correu para o operador televisivo e mostrou o braço, fazendo músculo. O gesto indiciava que a dedicatória seria para alguém em particular, que só ele e o destinatário sabiam. Mas a verdade é que este Beira-Mar, de Leonardo Jardim, não se limita a ter só um fio de jogo bonito, que daria resultados na Liga Principal. Este Beira-Mar, no seu todo, também tem força, raça, querer, atitude, vontade e muitos outros atributos.

Se duvidas existiam quanto à capacidade da equipa lutar pelos dois primeiros lugares, estou convencido que no intratável relvado(?) do Cartaxo elas ficaram completamente dissipadas.
Vamos ter Beira-Mar até ao fim na luta pela subida.

domingo, janeiro 03, 2010

A estreia de Jorge Martinho


Um empate, ainda que caseiro, diante do vice-líder Bom Pastor não foi mau. Mesmo tendo estado a ganhar, no início, por 3-0; a menos de dois minutos do fim com vantagem de dois golos (5-3); tendo um Gil irreconhecível (para pior, claro!); tendo em conta que a próxima ronda é na casa do líder (São João); o Beira-Mar de Jorge Martinho é outra coisa. Assim, sim acredito no milagre na salvação.
Quase que aposto que esta equipa vai vencer a São João.
Vale, então, uma aposta?