sábado, junho 26, 2010

Reforços


Em ritmo lento, mas em passo certo o Beira-Mar lá vai construindo a sua equipa no regresso à I Liga.
Das surpresas Rui Rego e Luís Tinoco, aos mediáticos sportinguistas André Marques e Wilson Eduardo, o que se nota é o modo cirúrgico com que as contratações têm sido feitas.
Sem querer meter na questão técnica, o meu primeiro impulso leva-me a aplaudir a política de reforços que está a ser implementada no clube. Vejamos: Rui Rego mostrou, no último campeonato, que apesar da sua baixa estatura demonstra ser um bom guarda-redes, destreza entre os postes e corajoso a sair da baliza; de Luís Tinoco sabemos que ganhou um concurso para jovens pretendentes a futebolistas, estando, agora, em mãos certas com Leonardo Jardim; André Marques vem da melhor escola de formação do país, apenas necessitando de confiança para retomar o caminho do seu melhor futebol. Leandro Tatu «explodiu» a época passada, tendo no Beira-Mar a sua grande oportunidade de mostrar que tem valor para um campeonato onde jogam os grandes.
Sendo certo que no papel tudo é mais fácil de analisar, não tenho dúvidas em escrever que um grupo equilibrado orientado pelo treinador madeirense fará uma boa época. Vamos ver o que o futuro próximo nos reserva.

sábado, junho 19, 2010

O Jamor "auri-negro" foi há 11 anos


Parabéns SC Beira-Mar!

quinta-feira, junho 17, 2010

E-mail aberto à direcção do SC Beira-Mar


Exmos. senhores:

na qualidade de sócio do SC Beira-Mar, com a quotização devidamente em dia, venho, por este meio, solicitar a V. Ex.ªs que se dignem dar-me conhecimento a quem é que o SC Beira-Mar deve, qual o montante à data de hoje e em que momento é que foram contraídas tais dívidas.

Julgo que à luz do Direito português o estatuto de associado do SC Beira-Mar confere-me o poder legítimo de saber tais informações respeitantes ao exercício financeiro de uma colectividade com estatuto de Utilidade Pública.

Saudações beiramarenses,

Sérgio Loureiro.

sexta-feira, junho 11, 2010

A festa do Arouca com patrocínio do Beira-Mar


O FC Arouca está de parabéns. Pé-ante-pé, a equipa localizada no esquecido concelho do interior aveirense passou do distrital à II Liga. Para a próxima temporada, vamos ter o Belenenses, o Leixões, o Santa Clara e outros no Municipal de Arouca.

O feito da equipa de Henrique Nunes tem algo "auri-negro". Porquê? Ontem, Jorge Leitão, Sousa, Mário Loja, Pedro Santos, Nuno Santos e Emerson também se sagraram campeões da II Divisão. Em comum, juntamente com Rui Dolores, que rescindiu contrato, já esta época, com o colectivo arouquense, vestiram a camisola do Beira-Mar.

terça-feira, junho 08, 2010

Duas ideias à Direcção


Já empossados, os novos elementos que constituem a direcção do SC Beira-Mar terão pela frente um trabalho árduo mas, quero crer, por amor ao clube deve ser encarado como um trabalho, ou uma tarefa, aliciante e estimulante.

A voz corrente, vinda precisamente do interior desta direcção, diz-nos que não existem dívidas à Segurança Social, nem ao Fisco. Dos jogadores, parece que não há salários em atraso, mas, acredito, esteja ainda em falta os prémios de subida e do título de campeão nacional.

Folgaria muito saber que também os restantes trabalhadores tivessem os respectivos vencimentos em dia e que os credores, sobretudo ex-dirigentes, chegassem a um acordo aceitável com a equipa de Mário Costa.

No que toca ao relacionamento com a autarquia, desejo que, de uma vez por todas, se chegue a um consenso com base na lealdade, justiça e compreensão de parte a parte.

Tudo conjugado, tudo aceite e o Beira-Mar poderá encarar o futuro com optimismo, confiança e ambição à medida do seu largo historial. Se hoje o exemplo a copiar é o Paços de Ferreira, na opinião do presidente, amanhã podemos ser nós o exemplo para os outros.

Quanto ao futuro imediato, permita-me o SC Beira-Mar, na pessoa do presidente, que sugira duas ideias para duas áreas distintas:


Comunicação

Vector importante numa organização moderna, a comunicação deve ser encarada como a imagem de marca de uma instituição. Nos dias que correm, a internet é a ferramenta primordial, dela se podendo fazer uso para diversas iniciativas que visem mostrar a realidade da instituição.

Falar a uma só voz é importante, como o é o facto dessa voz ser coerente quando se fala para diversos receptores. Neste momento, assisto a uma desigualdade de tratamento gritante. Urge mudar esta triste realidade.

O clube tem ao seu dispor quatro veículos de informação que poderia dar a devida utilidade. A começar pela sua página oficial, onde as notícias vão surgindo a conta-gotas e, na maioria das vezes, desfasadas do tempo. Entrevistas aos reforços, aos directores das várias secções, treinadores e outros jogadores. A dinâmica do site pode ser feita com interesse geral de quem acede à página, quer sejam profissionais da comunicação social, quer sejam outro tipo de leitores.

Também com o Diário de Aveiro se poderia reactivar a parceria para publicação do "Jornal Beira-Mar", mas atenção é preciso um tratamento diferente, daquele que existe hoje.

Nas duas rádios, Aveiro FM e Terra Nova, proponho que se estabeleça uma relação mais estreita, iniciando um espaço semanal onde um elemento do clube marcasse presença num programa de índole desportiva.

Nos dias de jogo, em casa, distribuir aos jornalistas presentes um flyer com informações relevantes ao encontro em causa.


Formação

Desde sempre, o parente pobre e esquecido do universo beiramarense. Ali tem-se feito tanto e tão bom trabalho, quase sempre desaproveitado pelos dirigentes e treinadores que vão passando pelo Beira-Mar. Títulos nacionais e distritais, subidas ao nacional e brilhantes prestações contra equipas de nomeada, como FC Porto, SC Braga ou Vitória de Guimarães. Hoje vemos jogadores a brilhar noutras equipas, como Ricardo Dias no FC Porto, ou o guardião Samuel a ser chamado à selecção nacional.

Com condições de trabalho impróprias para um clube de I Liga, a formação lá vai levando a "água ao seu moinho". A recompensa seria a promoção de juniores à equipa principal, mas isso há muito que não acontece.

Eixense, Taboeira, Azurva, Oliveirinha e FC Bom-Sucesso são clubes que "moram" perto do Beira-Mar. Que tal estabelecer parcerias no sentido de intercâmbio de atletas e colocar, no Oliveirinha, por exemplo, jogadores que terminam a sua formação e iniciam o processo de transição a seniores?

É urgente aliciar os mais novos a envergarem, com natural ambição, a camisola «auri-negra».

segunda-feira, junho 07, 2010

Credores


Há muito que venho lendo e ouvindo que o Beira-Mar tem à perna diversos credores que, de um a maneira ou de outra, prejudicam o futuro do clube.

Julgo que uma medida interessante e pertinente da actual direcção, e de forma a promover uma outra lisura e transparência em todas matérias, seria o de publicitar a quem é que o SC Beira-Mar deve e qual o montante em dívida.

Se foi publicitado e actualizando a lista dos subscritores dos "Títulos de Salvação", por que não fazer o mesmo relativamente aos credores do clube?

sexta-feira, junho 04, 2010

Imperativo de sócio


Com toda a convicção e esperança num futuro melhor para o meu clube, irei exercer o meu dever de sócio votando nestas eleições.
Seria importante que houvesse esta consciência de unidade num clube que está de regresso à I Liga e que merece o respeito de todos.

quarta-feira, junho 02, 2010

É preciso ter lata


Os candidatos às eleições de sábado, no Beira-Mar, apresentaram, ontem à noite, as linhas programáticas da candidatura e aproveitaram, a ocasião, para elucidarem a (triste) realidade financeira do clube. Aliás, acrescento, as dificuldades vivenciais do clube em nada apanharam desprevenidos os presentes e ausentes.

Do resultado da acção de Mário Costa e seus pares vamos lendo, ouvindo e vendo um chorrilho de comentários no mínimo infelizes. Sem ambição, pobre, com fé no Santo aveirense, enfim tudo menos aquilo que, de facto, deveria ser escrito.

Quer dizer, a dupla Artur Filipe/José Cachide colocou o Beira-Mar em tribunal e, ganhando, como ganharam, a causa jurídica querem ser ressarcidos, a breve prazo, todo o dinheiro que meteram no clube; a Inverfutbol, fruto da parceira que a direcção de Artur Filipe fez, vem reclamar os 1,2 milhões de euros que julga ter direito (para ontem, já era tarde) e a comandita crítica acha que devolver a credibilidade ao clube, chegar a entendimento com os credores para pagamento faseado das dívidas e optar por uma gestão coerente com a realidade do clube é uma estratégia sem ambição, pobre e que se encosta na fé no Santo cá do burgo. É preciso ter lata.

Podemos criticar o que quisermos, como fiz na (fraca) comunicação do clube, agora criticar por ausência do impossível é lamentável.

Haja, definitivamente, pachorra para tanta falta de lata!

terça-feira, junho 01, 2010

Comunicação, esse elo mais fraco do Beira-Mar


A função comunicativa nunca foi verdadeiramente assumida como importante no Beira-Mar. Ao longo dos tempos, foi falhando para prejuízo da imprensa, dos sócios e adeptos.

Os vários dirigentes que passaram e estão no clube vêem-na como menor, comparativamente com outros assuntos correntes do clube. É pena.

Ainda assim, honra seja feita a Mano Nunes que, num determinado momento, quis emprestar dignidade e relevância à comunicação no e do Beira-Mar. Criou-se, inclusivamente, um departamento específico para a comunicação.

Nos dias de correm o desprezo por esta área chegou ao seu ponto crítico. Olhamos para o site e nada. O que lá se vai colocando é ao "sabor do vento". Uma tristeza.

Um exemplo flagrante deste desprezo (palavra minha) reflecte-se nas notícias de hoje. Por exemplo, sabemos, pelos jornais, claro, que vai haver uma conferência de imprensa promovida pela Comissão Administrativa. O "Diário de Aveiro" informa que a mesma decorrerá na Junta de Freguesia da Vera Cruz; o "Record", por seu lado, indica como local o Estádio Municipal de Aveiro. Mais cuidadoso, "O Jogo" nem faz referência a tal acto (não vá o evento decorrer, quiçá, no mercado do peixe), tal como "A Bola", que nem uma linha escreve.

Perante tal cenário, seria legítimo e lógico dissipar as dúvidas naquele que, à partida, deveria ser o órgão oficial do clube: o site. Mas indo lá, zero. Nem uma referência sobre um assunto que é do interesse único da actual Comissão Administrativa. Uma lástima! Uma falta de respeito, acrescento!