domingo, agosto 29, 2010

Vitória especial


São estas vitórias que nos fazem bem. Que nos deixam o ego tão alto, mas tão alto que tudo nos parece fazer feliz. Ganhar à Académica, não é, forçosamente, o mesmo que ganhar ao Sporting, ao Benfica ou ao FC Porto; ou mesmo ao Real Madrid ou Manchester United e outros. Porque a Académica é a nossa arqui-rival, a que nos faz frente no domínio da zona centro. E do lado deles o sentimento é precisamente o mesmo. Que não haja dúvidas!
Mas o triunfo de hoje também é especial porque a Académica vem de dois encontros positivos. Venceu na Luz e quase triunfava na segunda jornada. Tem uma equipa há mais tempo estabilizada que o Beira-Mar. Seria, provavelmente, considerada como favorita antes do início do desafio.
Soube bem ganhar, porque o Beira-Mar foi claramente superior. Dominou quando foi preciso e deu a iniciativa de jogo nos momentos certos. Mas também, é bom dizê-lo, o êxito veio provar que Leonardo Jardim tem, de facto, uma grande equipa.
Esta paragem no campeonato vem mesmo a calhar. Há mais tempo para saborear a vitória e preparar a deslocação a Setúbal. Para ganhar, claro!

quarta-feira, agosto 25, 2010

Dinis e o Boavista


Ficou conhecido pelo "Sandokan de Aveiro". O defesa-central Dinis foi um atleta alto, possante e de uma garra contagiante.

Hoje, Dinis é treinador. Não principal, mas adjunto de Rui Ferreira no histórico Boavista. Um passo em frente na sua ainda curta carreira técnica. No âmbito do programa "Desporto Falado", da Aveiro FM (96.5), tive a oportunidade e a felicidade de falar com o grande Dinis.

Como é seu habitual, o "Sandokan" reviveu aqueles que foram os seus melhores tempos, enquanto jogador, ao serviço do Beira-Mar. Tempos memoráveis que lhe reservaram um lugar na História do clube aveirense.

Mas o que mais me impressionou, aquilo que me deixou fascinado foram as palavras do Dinis sobre o Boavista. Teve um discurso emocionado, apelativo e fluente. Luta pela sobrevivência de um clube com pergaminhos e que, pegando nas suas palavras, "jamais poderá acabar." Chegado este ano ao Bessa, Dinis já sente o Boavista como sendo "seu", como sendo um emblema que faz muita falta ao futebol português. Ao ouvi-lo, e sem coragem para o interromper, quase que me apeteceu fazer-me sócio de um clube falido, à beira do abismo e que corre o sério risco de competir no distrital do Porto. Pelo Dinis "Sandokan" torço pelo sucesso de um clube que com as suas camisolas esquisitas já dominou o futebol português e espantou a Europa.

terça-feira, agosto 24, 2010

Manter a atitude


Nos dois primeiros jogos da Liga Zon Sagres, a equipa do Beira-Mar averbou apenas um ponto. Um empate a abrir (Leiria, 0-0) e uma derrota, dir-se-á, natural na deslocação ao Porto (0-3).

Em comum aos dois desempenhos, saltam à vista os elogios ao desempenho beiramarense. Um conjunto de inexperientes atletas, nesta alta-roda do futebol indígena, não vacilou perante opositores da I Liga.

Pese embora os encómios ao desempenho da equipa de Leonardo Jardim, tal não confere pontos na tabela classificativa. Importa começar a amealhar vitórias para que o "credo" não seja palavra de ordem lá mais para a frente. Domingo, diante da Académica, é, por todos os motivos, primordial averbar o primeiro triunfo, com a mesma atitude que a equipa vem demonstrando.

sexta-feira, agosto 20, 2010

Desportivamente seu - ou melhor, nosso



O Eugénio e Miguel criaram um blogue desportivo. Dizem que é "uma singela homenagem" ao pai. Eu direi: a melhor homenagem que podem fazer a um bom homem!

Leitura obrigatória do legado deixado pelo saudoso e eterno António José Bartolomeu!

Uma visão modesta (II)


Eis o primeiro confronto com um dos grandes do nosso futebol. A ronda dois reserva, ao Beira-Mar, a sua primeira deslocação fora de Aveiro e logo no terreno do FC Porto.
À partida, dirão os teóricos, será um confronto desigual, entre uma equipa que vem de três vitórias oficiais consecutivas (Benfica, Naval e Genk) sendo que uma (Benfica) valeu o primeiro troféu da época (FC Porto), contra uma formação "candidata à descida de divisão" (palavras de Leonardo Jardim) que vem de um empate caseiro (Leiria) na abertura da Liga (Beira-Mar).
Mas calma, muita calma. A teoria vale o que vale, porque...


Confronto da
nova geração

... porque a prática é fértil em desmentir o que se escreve e o que se fala. Lá dentro, no verde espaço das quatro linhas serão sempre 11 para 11 e com um esférico redondo para todos. É difícil ganhar ao Porto? É, seguramente! É impossível ganhar a este Porto? Não!
Este Porto está devidamente estudado. De tantas vezes dar e repetir na televisão e se ler os jornais, sabe-se como e quem joga. Salta à vista um guarda-redes bom (Helton), mas que também tem os seus dias infelizes. Este Porto aflige-se com uma defesa menos forte, contando com uma dupla central (Maicon e Rolando) pouco rotinada, mas bem nas laterais (Sapunaru e Álvaro Pereira) que dão profundidade aos corredores (sobretudo Álvaro Pereira).
O meio-campo é o pêndulo da equipa. Fernando actua a trinco, ajudando mais a defesa do que a sair a jogar. Belushi está a ter um início de época em grande e Moutinho é um recuperador de bolas nato (seguramente, seria boa ideia colocar Djamal e Rui Sampaio a fazer defesa individual a este dois jogadores). Na frente, está o forte do Porto: Varela está em grande forma (atenção Danilo, mais vale ter contenção do que demasiada aventura a contra-atacar); tem poder de explosão, apesar de ser desengonçado nos cruzamentos; Falcão leva já dois golos (Hugo pode valer-se da experiência para o neutralizar) e Ukra poderá surgir no lugar de Hulk (virtuoso, é certo, mas pouco pragmático).
Face a isto, que pode o Beira-Mar fazer? Acima de tudo, aguentar os primeiros 15 a 20 minutos. Não marcando, este Porto enerva-se. Trocar a bola com segurança e firmeza; olhar o adversário olhos-nos-olhos e perder o respeito (no bom sentido) pelo adversário. Ambição é a palavra de ordem. Ambição jamais pode ser entendida como sobranceria. Querer ganhar ao FC Porto é tão legítimo, como ambicionar derrotar a Académica na jornada seguinte. Afinal, estão todos no mesmo campeonato.
Uma derradeira ideia para o duelo entre os treinadores: André Vilas Boas (32 anos) ascendeu a uma equipa grande tendo feito pouco ou nada para o merecer. "Estudou" com os melhores (Bobby Robson e Mourinho), fazendo um campeonato sofrível na Académica. Hoje em dia, adaptando a ideia de Mário Wilson, qualquer treinador arrisca-se a ser campeão no Porto. Leonardo Jardim (36 anos) lutou muito para chegar a este nível. Não se "colou" a treinadores famosos para subir na vida. Se o Porto ganhar, acaba por ser normal; se o Beira-Mar triunfar, há todo o mérito de um grupo de trabalho.
Porque é bom ter memória, na época transacta, Leonardo Jardim venceu duas vezes, em Coimbra, André Vilas Boas (Taça de Portugal e um amigável). Como não há duas sem três...

quinta-feira, agosto 19, 2010

Máxima qualidade; máxima responsabilidade


A chegada dos novos reforços ao Beira-Mar confere, sem margem para duvidas, mais qualidade ao plantel «auri-negro». Sérgio Oliveira, Ronney, Alex Maranhão e Ruben Lima são quatro nomes que respondem às exigências de Leonardo Jardim.

O Beira-Mar é hoje melhor equipa que há uma semana e será ainda melhor daqui para a frente. Isto é, depois de todos devidamente entrosados a equipa terá, forçosamente, que produzir mais e melhor.

As soluções que o treinador tem à sua disposição são vastas. Agora, já não são somente 12/13 atletas com capacidade para jogar ao mais alto nível, mas sim 16/17. Tivessem estado todos juntos desde o início da época e o empate cedido frente à União de Leiria teria sido um péssimo resultado. Assim, é de esperar que no Dragão, por exemplo, haja uma crença maior num bom resultado e que diante da Académica de Coimbra não há desculpa para o fracasso.

Estamos a caminho de uma máxima qualidade o que implica máxima responsabilidade na defesa do clube, tanto dentro como fora do campo.

terça-feira, agosto 17, 2010

Aplausos justificados



Jogar bem, ou mal o que importa é ganhar. Sem dúvida que a frase tem toda a razão de ser. O Vitória de Setúbal foi à Madeira, rematou uma vez à baliza e ganhou três pontos. O Beira-Mar criou cinco ocasiões de golo flagrantes, o Leiria duas e, no final, um empate a zero.


Ainda assim, com a perda de dois pontos para um adversário directo na luta pela manutenção, há esperança para um campeonato tranquilo. Os aplausos de Leonardo Jardim ao público e vice-versa demonstram uma simbiose entre as partes. Foram dois pontos perdidos, em casa, que teremos que os ir buscar a algum lado. O mais breve possível!


Noutro âmbito, o beiramarense Bruno Sousa, agora ao serviço da Oliveirense foi herói na Póvoa do Varzim. Marcou o único golo da partida e defendeu uma grande penalidade, a três minutos do fim, que o tornou na figura maior do último fim-de-semana desportivo. Uma coincidência e, ao mesmo tempo, confidência: foi precisamente naquele estádio que o Bruno Sousa me ofereceu a única camisola oficial que tenho do Beira-Mar.

sexta-feira, agosto 13, 2010

Uma visão modesta (I)


A União de Leiria vai apadrinhar o regresso do Beira-Mar à I Liga. Mas a União de Leiria vai também estrear o debutante Leonardo jardim (36 anos) na Liga principal do futebol cá do burgo.
A equipa do Lis, à vista desarmada, acaba por ser um adversário simpático para apadrinhar o regresso beiramarense e a estreia do madeirense.
Numa análise superficial, o conjunto de Pedro Caixinha (39 anos) actua num típico 4x4x2. Tem um guarda-redes experiente (Djuricic), de craveira internacional (Sérvia) e que transmite segurança à equipa. A defesa assume-se como o sector mais frágil, com a agravante do central titular Bruno Miguel estar ausente, face a lesão. Renan poderá ter a tarefa bem mais facilitada diante do lateral-direito Hugo Gomes, do que Artur, caso encontre o experiente defesa-esquerdo Paulo Vinicius. À frente, o trinco Diogo Amado (escola sportinguista) será o substituto de André Santos (titularíssimo, agora no Sporting), que tem mostrado qualidade. Aqui, julgo que o médio-ofensivo escolhido por Leonardo jardim poderá funcionar como primeiro obstáculo à acção de Diogo Amado. Pressão constante, mal Amado receba a bola. Marcos Paulo, Pateiro e Silas emprestam qualidade ao miolo do terreno, sendo Silas o médio mais perigoso. Julgo que Djamal poderá funcionar como a «arma» principal para estorvar os movimentos deste internacional português. Na frente, muita atenção a Carlão (Kanu poderá a melhor escolha para vigiá-lo) podendo ter a companhia de Rodrigo Silva ou do novo reforço N`Gal (este, bem mais perigoso).
Concentração, ambição, atitude e respeito pelo adversário serão predicados a ter em conta pelo Beira-Mar para derrotar um Leiria agora orientado pelo ex-adjunto de José Peseiro.
Claro, com muito público aveirense nas bancadas a tarefa ganhadora será bem mais fácil.
Vamos, Beira!

terça-feira, agosto 10, 2010

Aposta clara na formação


Hugo Seixas e Tiago Barros receberam o aval técnico para fazerem parte da equipa profissional do Beira-Mar. A crença de Leonardo Jardim nos dois jovens é de tal forma vincada, que a direcção de Mário Costa propôs um contrato de três anos aos atletas.
Não me recordo, muito honestamente, que nos últimos anos o Beira-Mar potenciasse tantos atletas da sua formação na equipa principal. Além de Seixas e Barros, já lá estavam Artur, que «explodiu» com Leonardo Jardim, e Jaime, «vítima» da forte concorrência de Kanu e Hugo.
De uma assentada, o figurino profissional 2010/2011 do Beira-Mar tem quatro jogadores com formação «auri-negra». A este facto, devemos, necessariamente, a ousadia do treinador madeirense.
É bom que ninguém se esqueça das débeis condições que o Beira-Mar dispõe para a sua formação. Julgo que mais nenhum clube, da Liga principal, tem tão fracas instalações como o clube aveirense. Como é que se pode pedir/exigir a um treinador dos seniores que olhe e aposte na formação deste clube, se o clube é fraco em condições de trabalho para os seus jovens? Olhamos à nossa volta e vemos emblemas como Feirense, Oliveirense, Guimarães, Braga, Leixões, etc. com instalações dignas de um clube de I Liga e com capacidade para apostar nos seus jovens jogadores e temos em Aveiro um clube atrasado neste particular. Não se entende!
Para já, ficam os agradecimentos tanto ao técnico Leonardo Jardim como aos treinadores da formação do Beira-Mar.

sexta-feira, agosto 06, 2010

Mário Costa & Leonardo Jardim, Lda. entram a ganhar




No primeiro troféu da época em disputa, o Beira-Mar venceu. Um golo de (Rei) Artur foi o suficiente para derrotar a Académica de Coimbra, no Torneio de Gouveia.
Aliás, desde que Leonardo Jardim assumiu o comando técnico do enorme Beira-Mar que a equipa aveirense nunca perdeu com os conimbricenses. O ano passado, por exemplo, com André Villas Boas à frente dos estudantes, o beira-Mar triunfou para a Taça da Liga e num encontro de carácter particular. Sempre em Coimbra, atente-se.
Vencer é sempre agradável e contra a Académica... sabe tão bem! O resto, são lérias.

quinta-feira, agosto 05, 2010

Relatos de volta à Aveiro FM


Ao fim de alguns anos, a Aveiro FM volta a transmitir, em directo, os jogos do Beira-Mar. O desporto, nesta rádio, deixa de se cingir ao modesto "Desporto Falado", passando a marcar presença nos Estádios onde estiver o clube «auri-negro».

O aliciante desta decisão, tomada pela Aveiro FM em parceria com a Cadeia Metropolitana de Rádios, tem a ver com o facto de ser o Gustavo Neves a fazer os relatos dos jogos. Uma "contratação" de luxo ao nível da Liga dos Campeões entre os radialistas.

Para confirmar a excelência da voz, do saber e da emotividade do Gustavo, basta ouvir o relato do Benfica x FC Porto, de sábado, a contar para a Supertaça, que a Aveiro FM vai transmitir, em cadeia, para a Região Norte.

quarta-feira, agosto 04, 2010

Confissões de Leonardo Jardim no Desporto Falado


No arranque da quarta série do "Desporto Falado", programa desportivo da Aveiro FM, Leonardo Jardim deixou algumas confissões interessantes. Deixo, aqui, uma pequena amostra daquilo que pode ser lido na edição de amanhã do Diário de Aveiro:


"Antes de ir de férias acertámos a continuidade. Desde esse momento para cá, devíamos ter bons campos de treino e boas instalações."


(vai ao Porto) "... com uma equipa com garra e atitude para tentar vencer. Só lá não vamos se acontecer alguma coisa ao autocarro ou eu for despedido."


(com SAD ou direcção) "... ficaria sempre no Beira-Mar desde que as pessoas me quisessem"


"Aveiro não é uma cidade que vive muito o futebol."


"Sinto que também vou ser avaliado, enquanto treinador, na I Liga."

domingo, agosto 01, 2010

O receio de Leonardo Jardim


Uma das grandes virtudes que Leonardo jardim (LJ) tem é a de ser directo quando fala em público. Uma virtude que, desejo eu, nunca a perca porque demonstra, claramente, que o homem é de ideias fixas e sabe muito bem aquilo que quer.
Nos últimos tempos, LJ não se cansa de reclamar a vinda de mais reforços. Pelas suas contas serão necessários mais quatro ou cinco jogadores que não façam o Beira-Mar ter o plantel mais fraco da I Liga.
A vitória frente à Oliveirense, único jogo que vi, não me deixou alarmado. Sinceramente, gostei dos laterais (Danilo e Tinoco), de Renan, de Wilson Eduardo e Leandro Tatu. Quanto aos restantes, a qualidade (re)conhecida em jogadores como Kanu, Yohan Tavares, Pedro Araújo, Rui Sampaio, Djamal e Artur bem como o esforço de sempre de Rui Varela. Estes 12 jogadores formam um grupo curto, é certo, onde não está um guarda-redes (Rui Rego foi posto poucas vezes à prova) e sem que haja, no imediato, soluções de recurso à vista.
Significa isto que os 5-0 aplicados à Oliveirense são um engodo. Não só porque a Oliveirense irá valer muito mais do que aquilo que mostrou, como a própria equipa de Pedro Miguel tem menos tempo de trabalho e jogou com atletas que ainda estão à experiência.
Mas também significa que o actual grupo à disposição de LJ não irá ser o bobo da corte. Tem equipa para dar luta a emblemas como Académica, União de Leiria, Naval 1.º de Maio, Olhanense, Portimonense e pouco mais. Porque, meus amigos, o actual grupo à disposição de LJ quando tiver pela frente equipas como Benfica, Braga, FC Porto, Sporting, Marítimo, Guimarães ou Nacional da Madeira vai ser o diabo.
Dai que entenda perfeitamente o discurso de LJ. O seu receio é que não venham os tais quatro ou cinco reforços que o sejam mesmo e mantendo os que lá estão será uma época de sofrimento.