quinta-feira, janeiro 27, 2011

Regala, António Regala


O candidato falou. Falou de uma forma extensa, em entrevista, ao Diário de Aveiro. São duas páginas, na edição de hoje, onde António Regala manifesta a sua intenção de se candidatar ao cargo de presidente do Beira-Mar. Coloca, é certo, algumas (poucas) premissas para avançar, mas valha a verdade são condicionantes fáceis de ultrapassar.

A venda de Kanu, e consequente entrada de dinheiro fresco, alivia os piores receios. E porque é bancário, com longa experiência no ramo, Regala, sendo eleito, saberá gerir estes quase 350 mil euros que ai vêm.

Mas Regala disse mais. Disse muito. Foi um político na verdadeira acepção da palavra. Elogiou Mano Nunes, atribuindo-lhe um lugar num patamar alto da História do clube. E classificou de cordatas as relações com Artur Filipe e companhia. Neste quadro pintado a cores bem garridas, Regala dá conta do bom relacionamento com a autarquia aveirense.

O agora assumido candidato, que não vê como boa solução a implementação de uma SAD no clube, tem a segunda oportunidade de se tornar presidente do Beira-Mar. Com a principal equipa de futebol a protagonizar um excelente campeonato, sendo a colectividade cada vez mais ecléctica, Regala falou... e falou bem.

Em jeito de recado para o universo «auri-negro», urgente e imperioso seria haver união nesta família que nem é muito grande.

quarta-feira, janeiro 26, 2011

Kanu...


... a mais recente transferência mediática do Beira-Mar. Partiu e já deixou saudades. Mas também deixou uma verba a rondar os 350 mil euros, no poeirento cofre beiramarense. Quanto? 350 mil euros, leram bem. No imediato, dir-se-ia que a nível financeiro, a Comissão Administrativa fez um excelente negócio. Senão, repare-se: no orçamento para a época 2010/2011, estava inscrita uma verba extraordinária, por venda de activos, a rondar os 200 mil. Foi superior! Depois, estão assegurados os pagamentos dos salários aos atletas profissionais, até ao final da época, no mínimo. A nível desportivo...

... meio feliz estará Leonardo Jardim. Valorizou um activo financeiro; perdeu um enorme jogador!

segunda-feira, janeiro 24, 2011

O fantástico basquetebol



Estive presente no último dia da fase final distrital de sub/18. No pavilhão do Galitos, Sanjoanense, Galitos, GRIB e Ovarense discutiram o título distrital da categoria.


O ambiente foi impressionante! Uma maravilha de final de tarde que se prolongou bem para lá das 20 horas. Dois jogos empolgantes, com a final, entre Galitos e Sanjoanense, a deixar qualquer um com pele de galinha, face à beleza dos jogos e ao apoio do público. É por isto, pela qualidade dos jogadores, treinadores e público que o basquetebol é a modalidade mais bonita.


Tive o prazer de lá estar e por lá ficava até não haver mais jogos. O basquetebol é verdadeiramente espectacular e ver jogadores como Bolon Sauané (Galitos), Michael Duarte (Galitos), Matthew Moreira (Galitos), Júlio Silva (GRIB), João Barbosa (Sanjoanense), Filipe Duval (Sanjoanense) ou Daniel Musili (Sanjoanense), entre tantos outros, deixa-nos entusiasmados e crentes num basquetebol português bem melhor no futuro.


domingo, janeiro 23, 2011

Faltou coragem


Ponto prévio: confesso que acreditava numa vitória sobre o FC Porto. Porquê? pela qualidade da equipa, pelo treinador e pela motivação de ser a primeira equipa a derrotar este Porto de AVB.
Indo ao assunto: a derrota acaba por ser um resultado natural, porque esta equipa azul-e-branca está mesmo rotinada e determinada a ser campeã. Mesmo assim, permito-me escrever que faltou alguma coragem ao beira-Mar para querer, no mínimo, somar três pontos. Foi uma equipa temerosa e demasiado respeitosa diante do líder. Como também foi um colectivo a anos-luz do que já fez esta época.
Faltou, também, lucidez ao árbitro para ajuizar o lance fatídico que deu em grande penalidade. Pergunto: se fosse na área portista, a decisão era a mesma? Julgo que não!
Com a derrota, o Beira-Mar manteve o oitavo lugar. Nesta altura, aqui vai outra confissão muito pessoal, sabe a pouco. esta equipa já mostrou estofo para mais. Muito mais.
Domingo, há a recepção ao nacional da Madeira. E há, também, o fecho do prazo para a entrega de listas às eleições de 19 de Fevereiro. Vamos juntar tudo no mesmo: ganhar e saudar candidato(s).
Lá mais para a frente, siga o campeonato. Especial a jornada. Marca uma ida à rival Académica. Sabe sempre tão bem vencer os conimbrinhas.

sexta-feira, janeiro 21, 2011

FC Porto, esperamos por ti


Vem ai o líder. O líder incontestado e atrevido, que no campeonato atropela quem se lhe mete pela frente, num caminho que, à primeira vista, o vai levar ao título de campeão.

Mas este campeonato não pode ser um alegre passeio pintado a cores azul e branco. Tem que haver emoção, porque de emoções vive o Ser Humano.

Emoção particular tem acumulado o adepto beiramarense. Saboreia a beleza das exibições da sua equipa e vibra com vitórias à partida difíceis de acontecer. Partilha sentimentos cúmplices com um colectivo que tem em Leonardo Jardim o timoneiro de classe e com classe.

Vem ai o líder. E o líder que não julgue que em Aveiro terá pela frente o mesmo Beira-Mar que perdeu, em dose dupla, este ano no Dragão pelo mesmo resultado. O líder que nem sonhe que vai ganhar com um largo sorriso nos lábios como ganhou ao Benfica, em Aveiro, já esta época para a Supertaça.

O líder, que esperamos pela sua visita ansiosamente, vai perder em Aveiro. Isso tenho a certeza. Vale uma aposta?

quinta-feira, janeiro 20, 2011

Atitude de António Cruz

Do jogo(-treino) desta noite no Dragão, há um gesto, uma atitude que ainda agora, umas boas horas depois, não me sai da memória: a pronta intervenção de António Cruz junto dos jogadores do Beira-Mar, que se entretinham a cumprimentos os atletas portistas, para que fossem agradecer o apoio dos poucos adeptos colocados algures num dos cantos do Estádio do FC Porto.
Um gesto/atitude bonita e digna de um chefe de departamento de futebol profissional!

quarta-feira, janeiro 19, 2011

Estranha gestão desportiva no futsal do Beira-Mar


A secção de futsal do Beira-Mar decidiu trocar de treinador principal. Até aqui, a atitude enquadra-se numa acção normal numa equipa desportiva.

O estranho vem a seguir. Atentem: o até agora treinador, definido como temporário mal tomou conta da equipa, conduziu o Beira-Mar em sete jogos com o saldo final a situar-se em seis vitórias e apenas uma derrota. Sendo que, atenção, a vitória da despedida foi obtida diante do até então líder, por concludentes 7-4. Rezam as crónicas que aos números finais se deva juntar uma exibição de luxo.

Mas a surpresa não termina aqui. O sucessor no comando técnico é... um jogador. Novamente estranho? Sim, é! O novo treinador abandonou a prática desportiva dentro do recinto de jogo, tendo actuado pela última vez no «gordo» triunfo da última jornada para a I divisão distrital de Aveiro, para desempenhar as funções de treinador principal.

Será legítimo questionarem-se: então, e o que aconteceu ao agora ex-treinador-principal? Eis a resposta: passou a adjunto! Estranho, sublinho.

segunda-feira, janeiro 17, 2011

Euforia à beira... Lis


Se a temporada 2009/20210 havia proporcionado momentos de rara felicidade, culminada com a subida de divisão e imposição das faixas de campeão, esta época a coisa é diferente. Para melhor, entenda-se.

Desde logo porque a divisão é outra e o mediatismo bem mais intenso; depois, porque assistir ao vivo a vitórias como aquelas que foram obtidas em Braga e em Leiria, por exemplo, deixa-nos à beira da euforia e, porque não dizê-lo, com uma lágrima no canto do olho.

Nos quase dois anos do consulado de Leonardo Jardim, a vivência pelo universo beiramarense tem sido fantástica. Com passagens memoráveis e que se prolongam nas conversas entre amigos por entre sorrisos de felicidade e sonhos intermináveis. Convenhamos, este Beira-Mar já não corre para fugir aos últimos lugares. Tem as posições cimeiras em ponto de mira.

A terminar, deixo, no ar, uma pergunta: com uma direcção estável, forte, arrojada e um projecto sustentado de futuro por que objectivos lutaria o Beira-Mar de Leonardo Jardim?

domingo, janeiro 16, 2011

O homem do momento


Foi o grande impulsionador e galvanizador do jantar de aniversário do Beira-Mar. Fernando Vinagre está de parabéns e revelou ser uma pessoa com grande capacidade organizativa.
No final do evento, a opinião era unânime quanto ao sucesso do jantar. Um momento inolvidavelmente «auri-negro», a apelar ao sentimento beiramarense e ao qual já nem tinha memória de o viver.
Vamos para eleições, com a estima «auri-negra» bem elevada!

segunda-feira, janeiro 10, 2011

O esplendoroso universo auri-negro


Futebol, basquetebol, futsal, academia; o Beira-Mar, no seu universo, entra em 2011 com aura de campeão. Respira-se confiança e confere-se legitimidade para sonhar com voos altos. Tão altos quanto a nossa imaginação possa alcançar.

Dois desejos imediatos: encher a sala no jantar comemorativo do 89.º aniversário; aumentar o número de sócios.

sábado, janeiro 01, 2011

2011


Pedir isto ou aquilo é sempre um exercício de puro egoísmo.
Saúde e paz no mundo é um desejo colectivo. Que se estende até para aqueles que durante o ano transacto sentiram por nós inveja, maldade e até raiva.
A todos, o meu desejo de saúde, paz e concretizações dos objectivos que anseiam. E que a crise, anunciada, se reflicta o menos possível em cada um.
Porque hoje também é dia de aniversário, o 89.º do Beira-Mar, aqui vai um desejo comum aos beiramarenses: que 2011 seja ano de qualificação europeia! Vale?
Excelente 2011!