domingo, novembro 13, 2011

SAD(ico) Beira-Mar que ninguém te salva



Julgo que não há duvidas para ninguém que esta treta de SAD`S não serve para clubes de pequena dimensão como o Beira-Mar.

E, por favor, neste momento que obriga cada um de nós, que gosta verdadeiramente do clube, a uma reflexão séria, profunda e coerente, não venham como Marias ofendidas apregoar que o Beira-Mar é grande. O clube é de pequena dimensão em número de sócios, em historial de conquistas e na capacidade dos beiramarenses em dar um murro bem assente na mesa de modo a não deixar que estrangeiros e istrangeiros tomem conta dele. Temos muita goela e pouca acção efectiva.

No momento em que escrevo estas pequenas linhas, acreditem que me sinto triste e desiludido por afinal o tempo ter-me dado razão. Será que é preciso mais tempo e mais desilusões para provar que a SAD está a dar cabo, de vez, do Beira-Mar?

Porque é preciso ter memória, relembro a primeira vez que o iraniano cá veio e o que disse naquele tão célebre quão mórbida (palavra minha) Assembleia-geral; as promessas que fez de tornar o clube um dos maiores de Portugal e as qualidades que encontrou em Aveiro e nos cidadãos de Aveiro. Com um discurso politicamente correcto e apelativo, saiu quase levado em ombros e deixando muitos, se não mesmo a a grande maioria, dos presentes com uma lágrima no canto do olho, sinal de felicidade por terem estado frente-a-frente com o salvador da pátria auri-negra.

À nossa frente, relembro, estava um homem que de Portugal deve ser um dos que restam que pensam ser este país uma província espanhola, que de Aveiro não sequer deve ter ouvido falar e do Beira-Mar... nem as cores do equipamento conhecia.

Hoje, com a equipa mal classificada, fora das Taças e as equipas de formação, na esfera da SAD, a trabalhar nas mesmíssimas condições do antigamente, levantam-se coros de protesto contra o treinador (o menos culpado de todas esta desgraça) e ninguém ousa apontar o dedo ao iraniano.

De uma forma dura, mas sentida e muito directa apenas escrevo isto, do alto da minha moralidade de um sócio com as quotas em dia até 31 de Dezembro e que contribuiu para os títulos de salvação, que todos nós, os poucos que gostamos do clube, temos o que merecemos. Nem mais, nem menos!

Repito aquilo que disse, um dia,: "bardamerda para as SAD`S."

terça-feira, novembro 01, 2011

Lançamento do livro



Joaquim Jorge, dinamizador do consagrado "Clube dos Pensadores", aceitou o meu convite para fazer o lançamento do livro em Aveiro.

A mim, cabe-me a honra e o orgulho de fazer a apresentação a obra e do autor (espero estar à altura de tão desafiador convite), mas importa referir que o "Clube dos Pensadores" é um espaço que permite ao comum do cidadão inter-agir com destacadas figuras do nosso país.

Espero que o edifício-sede da Assembleia Municipal de Aveiro (antiga capitania) esteja repleta de pessoas dando assim sinal positivo a iniciativas, deste género, que visem envolver os portugueses na discussão sobre todos os aspectos que mexem com sociedade.

Fica o convite!