segunda-feira, janeiro 02, 2006

Ainda sobre o livro

Existem várias coisas que não disse na apresentação pública d` "O Nosso Modo de Ser". Várias coisas que, por manifesta falta de tempo, não me ocorreram partilhar convosco. Mas aqui vai.
Foi, de facto, um prazer inesquecível acompanhar, durante uma época inteira, os UAN em viagens de norte a sul do país. Junto deles, e permitam-me que não particularize ninguém, aprendi imenso sobre o que é isso de ser do Beira-Mar. E isso de ser do Beira-Mar é algo que se torna difícil explicar por palavras. Só mesmo quem vai no autocarro dos UAN sabe sentir esse sentimento tão mágico, tão único e tão incrível. Saibam que a atmosfera vivida nas viagens é algo que não se sente, por exemplo, na nossa casa, no nosso grupo de amigos, no nosso ambiente de trabalho. Não! Só quando se acompanha o Beira-Mar com os UAN, quandos se fazem aqueles sacrifícios pessoais para ir atrás de uma equipa de futebol, é que se consegue sentir o ser-se do Beira-Mar.
Eu não acredito que os dirigentes, jogadores e adeptos de sofá saibam o que é ser do Beira-Mar, ou até mesmo de outra equipa qualquer. Não existe aquela magia de percorrer o país atrás da equipa. Quantas e quantas conversas, brincadeiras, cantorias, discussões eu tive o privilégio de assistir junto dos UAN. Foram, na verdade, momentos que marcam e nos fazem sentir um verdadeiro adepto da nossa equipa.
Para mim, um estranho no grupo, sempre me foi dado um tratamento educado. Alguns sabiam qual era a minha função. Outro não. Mas nunca me excluíram. Antes pelo contrário. Naquele autocarro sempre me questionaram se estava tudo bem comigo. Porque, afinal de contas, eu era, digamos assim, um estranho-ultra.
Recordo-me, agora, com saudade as nossas conversas sobre o que poderá ser, um dia, o Beira-Mar. A grandeza que sonhamos para o clube; os títulos que ambicionamos serem conquistados. Sinto, acreditem, falta desses momentos.
Hoje, que acompanho a equipa noutra função, já não into o mesmo. Ir para os estádios de carro e, por vezes, um dia antes e ter direito a dormir num hotel, não é a mesma coisa. No fim-de-semana em que o Beira-Mar jogou em Portimão, os UAN saíram às 2 da mnhã de Aveiro. Adormeci a pensar o quanto gostava de estar, naquele momento, com eles.
Obrigado UAN. Saibam que vocês... são mesmo do outro mundo.

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial