quarta-feira, junho 27, 2007

Alargamento da Liga?


O meu amigo Nuno Quintaneiro Martins foi buscar este artigo para ilustrar uma má gestão da actual direcção do Beira-Mar pela, entre outras coisas, descida de divisão. Não lhe tiro o mérito em bater-se por um Beira-Mar diferente, gerido de outra forma e bem mais ambicioso. Entre outras questões, dou-lhe toda a razão quando gritou bem alto contra a parceria que o clube fez com a Inverfutbol (ai Nuno, Nuno como a memória por vezes é tão curta. Lembras-te o quanto falámos num passsado bem recente?!).

Acontece, porém, que no particular relativo ao incumprimento das obrigações fiscais penso que Artur Filipe já por diversas vezes disse (ou acusou) quais os clubes que possivelmente estariam em gritante falha com a Segurança Social e entidades afins. Olha, o Vitória de Setúbal, por exemplo, quando o actual presidente Artur Filipe acusou de já ter mantido uma conversa com o actual primeiro-ministro e teria sido beneficiado com isso. Mais? O Boavista, Estrela da Amadora e Belenenses. Já por várias ocasiões tenho lido que estes clubes são incumpridores.

Fala-se no possível alargamento da Liga. Proposta apresentada pelo Boavista (!). A ser levada a Assembleia-geral e aprovada, não vejo porque não. O Beira-Mar beneficiaria com isso? Provavelmente sim: Desse modo, fazer-se-ia justiça e o nosso clube manter-se-ia na Liga. Ainda bem!

2 Comentários:

Às 12:59 da manhã , Blogger Nuno Q. Martins disse...

Amigo Sérgio;

Acho que me citas em demasiado e isso dá-me um protagonismo que estou longe de merecê-lo. Andam por aí outras "boas causas" e seus "defensores" que julgo serem mais merecedores.

Em relação ao conteúdo do post:
A questão das parcerias com o Stellar Group e com a Inverfutbol já foram amplamente discutidas, conheces a minha opinião, pelo que me escuso agora voltar a comentar.

Questão dos clubes com dívidas ao fisco e à segurança social:
Sobre esta questão estou inteiramente de acordo com a posição da direcção do Beira-Mar. Os regulamentos devem ser cumpridos e quem não preencha os requisitos legais, não deve poder inscrever-se na "Liga Bwin". Acontece, porém, que as inscrições dos clubes alegadamente incumpridores foram validadas. Assim sendo, só resta ao presidente do Beira-Mar provar a ilegalidade dessas inscrições responsabilizando as entidades envolvidas. O resto é apenas "barulho" que em nada contribui para a credibilidade que toda a indústria do futebol necessita.

Sgunda questão: Alargamento do número de Clubes nas competições profissionais.
Em relação a esta matéria, pessoalmente sempre fui contra a redução do número de clubes. Sempre achei que era uma medida meramente de "cosmética", que me faz lembrar aquelas empregadas que varrem o lixo para baixo do tapete. O modelo competitivo das ligas profissionais necessitava de uma reforma séria, nomeadamente, valorizando outros critérios que não se prendem exclusivamente com a vertente desportiva. O futebol profissional só faz sentido num quadro em que se perspective a estruturação financeira das competições e dos clubes que nelas participam.
Esta ideia é consensual mas no seu desenvolvimento existem vários aspectos a ponderar. Como é fácil de ver, a redução pura e simples do número de clubes e, respectivamente, do número de jogos, não é solução para nada, fazendo diminuir, inclusivamente, as receitas/época provenientes da cedência dos direitos de transmissão televisiva.
O que não posso aceitar, de forma alguma, é que esta questão estrutural do futebol português seja discutida no âmbito de interesses circunstanciais e individualizados de alguns clubes, como é o caso do Beira-Mar.
Contudo, aceito que o Beira-Mar e outros clubes levem as suas propostas à AG da Liga de Clubes. Relembro-te, amigo Sérgio, é que a aprovação em sede de AG da LPFP não é suficiente para viabilizar as alterações ao modelo competitivo, além de outras considerações que se poderiam tecer sobre o mérito e o sentido de oportunidade das mesmas.

Com isto, quero apenas dizer-te que a questão do alargamento não pode ser vista na óptica da "justiça". Uma questão é a do incumprimento de alguns clubes em relação ao fisco e à segurança social. Outra questão é exclusivamente estratégica e é dentro desse quadro que deve ser ponderada, se esta for a altura que entendam correcta para o fazer. Eu tenho as minhas dúvidas, mas jamais questiono a legitimidade de um associado, nesta caso da LPFP, para lançar a discussão sobre um determinado assunto de interesse comum. Era bom, já agora, que essa legitimidade de promover o debate fosse reconhecida pela própria direcção do clube em relação aos seus associados.

Por último, que o comentário já vai extenso, deixo-te um link de uma história antiga, que ajudará, porventura, a aclarar-te algumas ideias:

http://www.maisfutebol.iol.pt/noticia.php?id=330056

Um abraço.

 
Às 9:19 da manhã , Blogger Sérgio Loureiro disse...

Bom amigo Nuno, as vezes que te cito nunca são demais. São as necessárias. As tuas opiniões e o que colocas no "bancadanorte" têm a feliz finalidade de provocar sérios debates. "Outros" é que são barulhos ensurdecedores.

O incumprimento dos clubes relativamente ao pagamento das suas obrigações deve ser investigado, isso sim, pela Liga e outros parceiros que não Beira-Mar e demais clubes. Estes têm é que alertar para eventuais irregularidades.

Quanto ao alargamento, ou não, da Liga tu és a favor, pelo que percebi. Mas hoje, por exemplo, o Record tem na sua última página um artigo de opinião de um jornalista residente que é frontalmente contra o alargamento refugiando-se na limitação económica e geográfica do nosso país. Eu, interesseiro neste caso me confesso, sou... a favor do Beira-Mar.

Um abraço,

Sérgio Loureiro.

 

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial