quinta-feira, abril 02, 2009

Da formação para (o) campeão


Este é mais um caso de um atleta que o Beira-Mar não soube aproveitar e potenciar, depois de ter dado um grande contributo na sua formação.

Ricardo Dias, médio defensivo que em tempos idos chegou a capitão da equipa de iniciados do Beira-Mar. Sob o comando técnico de Zé Alexandre, Ricardo Dias deu forte contributo para que a sua equipa se sagrasse campeã nacional de série. Na segunda fase, por exemplo, a equipa de Zé Alexandre cometeu o formidável feito de empatar frente ao FC Porto, em pleno Olival.

De estatura alta, Ricardo dava nas vistas pelo empenho, pela forma simples como jogava e pela capacidade de liderança que já demonstrava. Em vários momentos do jogo, apesar da sua posição recuada no terreno, Ricardo procurava subir, mormente nos lances de bola parada, até à área. Foram vários os golos que marcou.

Na transição de iniciado para juvenil, se a memória não me atraiçoa, Ricardo mudou-se para o FC Porto. Primeiro, jogou no Padroense, mas as inegáveis qualidades e a elevada margem de progressão fizeram com que os responsáveis azuis-e-brancos resgatassem, de vez, o Ricardo para a casa-mãe.

Ontem, ao serviço dos seniores, uma espécie de equipa B do FC Porto, sob a orientação de Rui Barros, Ricardo Dias jogou grande parte do encontro frente ao Paços de Ferreira. A vitória final permitiu ao Porto de Ricardo Dias conquistar a Liga Intercalar - Zona Norte. Na hora de levantar a Taça, que foi efectivamente entregue, o ex-beiramarense também lhe tocou e sagrou-se campeão. Foi um momento peculiar, porque estava ali algo do Beira-Mar.

Pena é, de facto, que o clube de Aveiro vá deixando escapar, por entre os dedos, jogadores formidáveis. Como Ricardo, que ostenta o estatuto de internacional luso.

1 Comentários:

Às 11:13 da tarde , Blogger André Raio disse...

Boa noite.
Conheço o Ricardo à vários anos e só queria acrescentar que neste momento, ele se encontra na selecção de sub-17, se não estou erro.
Saudações.

 

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial