quarta-feira, outubro 04, 2006

Este Beira-Mar / Esgueira...

... há muito que é falado entre os amantes da modalidade. Mas não só! Os sócios e adeptos do Beira-Mar, mesmo aqueles que só gostam de futebol, e as dignas pessoas de Esgueira aguardam ansiosamente pelo jogo. É, claramente, o encontro da época de Basquetebol em Aveiro. Que ninguém tenha dúvidas disso mesmo. Apesar da natural diferença de valores não só a nível de orçamento, porque na minha opinião não é o dinheiro que ganha os jogos (pelo menos nesta modalidade), mas sobretudo na dedicação exclusiva à modalidade. O Esgueira tem atletas profissionais; o Beira-Mar é formado por um grupo que gosta de praticar basquetebol e que se treina três vezes por semana. Digamos que numa análise fria, o favoritismo é todo dado ao Esgueira. Eu, admito, assim o considero.
Mas, há sempre um mas nestas coisas, existem factores que fazem desequilibrar os chamados pratos da balança. Que fazem com que as surpresas aconteçam. Mesmo que alguns (muitos) considerem à priori o Esgueira como vencedor, outros (poucos) crêem que só no final do tempo regulamentar e somados os pontos se pode encontrar o vencedor. Por isso, se aqueles que me lêem derem licença, gostava de me dirigir ao grupo de trabalho do Beira-Mar. Porque aos atletas do Esgueira as palmadinhas nas costas e a tradicional frase de que «isto vai ser canja» há muito fazem parte do quotidiano deles.
Meus caros amigos:
a partir do momento em que ficou conhecido o sorteio desta eliminatória da Taça de Portugal, o vosso destino ficou traçado para muita gente. A derrota neste encontro seria um dado certo que vocês, por muito que tentassem, não seriam capazes de evitar.
Acontece que antes do final do jogo ninguém se pode vangloriar de vencedor, nem ninguém pode lamentar uma derrota. Jogar contra equipas como o Esgueira é, acreditem, muito mais fácil que jogar frente a equipas da CNB2. Contra o Esgueira não há qualquer obrigatoriedade de vocês vencerem. Se há alguém que tem que mostrar que é melhor e que tem não só vencer, mas, acima de tudo, convencer vincadamente é o Esgueira. Por isso, meus amigos, a pressão que existe, e ela existe mesmo, está toda do lado do Esgueira. Não tenhamos a mínima dúvida: o Esgueira é que tem que mostrar a todos é que mais forte que o Beira-Mar. Aquilo que vocês têm que fazer é pura e simplesmente dignificar o emblema do clube e contribuir para que o espectáculo seja digno de ser presenciado por muita gente. Se isso acontecer, certamente que durante o campeonato terão muitos a dar-vos o devido apoio.
Depois, compete-vos jogar aquilo que sabem. Tão somente isso. O que foi treinado durante este tempo todo desde que começou a época. Sem pressão, sem obrigação de ganhar. Jogar pelo prazer que vos está intrínseco e que tão bem sabem fazer. A concentração ao que se passa no terreno de jogo é importante; ouvir o que treinador diz é fundamental. Saboreiem o momento; vivam este jogo como um justo prémio à vossa dedicação. Sintam este momento como se fosse aquele que muitos dos que estarão na bancada gostariam de sentir de uma forma directa. Nunca se esqueçam: são cinco para cinco e a bola é a mesma para as duas equipas. Se perderem (como muitos já prevêem) e tiverem dado o melhor de vocês mesmos, então, meus amigos, os beiramarenses terão muito orgulho em vocês. Orgulho em vos ver vestidos com a camisola de um clube fundado em 1922 por um punhado de gente humilde que, na altura, quis contribuir para uma vida mais saudável através do desporto. Mas se ganharem (apenas meia dúzia acredita nessa possibilidade) vocês terão garantido lugar de prestígio na história do Sport Clube Beira-Mar.
Quinta-feira, dia 5 de Outubro, pelas 18 horas, marquemos encontro com a História.
Desde já, antes do jogo começar, o meu grande bem-haja.
Com eterna admiração,
Sérgio Loureiro.

4 Comentários:

Às 4:10 da tarde , Blogger Francisco Dias disse...

Caro Sérgio,

Obrigado pelas palavras. Sendo tu também parte do grupo, lá estaremos juntos para honrar a camisola do clube.

Um abraço.

 
Às 5:00 da tarde , Blogger Sérgio Loureiro disse...

Grande capitão.

Certamente que não faltarei.

Vocês merecem todo o apoio.

Um abraço,

Sérgio Loureiro.

 
Às 3:41 da tarde , Blogger Unknown disse...

Sérgio

Vamos sem duvida dignificar e honrar tão distinta camisola...cativando as pessoas presentes a continuar conosco, na caminhada pela CNB2...esse sim o nosso campeonato!

Um grande Abraço

Hugo Reis

 
Às 9:51 da tarde , Blogger Pedro Neves disse...

Aquela camisola era do Beira-Mar? Parecia o Vitória de Guimarães!

 

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial