terça-feira, maio 04, 2004

O BEIRA-MAR EM ACÇÃO
Falam os adeptos, confessam os sócios, interrogam-se os que gostam de futebol sobre o próximo jogo do Beira-Mar. E o caso não é para menos. Segunda-feira, frente-a-frente, estarão Sporting, crónico candidato ao título nacional, e Beira-Mar, equipa que está a protagonizar um brilhante começo de campeonato.
A verdade é só uma: em épocas anteriores este jogo tinha, à partida, um vencedor antecipado. O Sporting jamais poderia deixar alguém a questionar-se se levaria de vencida uma equipa como o Beira-Mar. Hoje em dia não é assim. E não é assim porque pura e simplesmente a diferença de valores entre os denominados grandes e os outros deixou de ter grande razão de existir.
É natural, e até mesmo aceitável, que plantéis como os do Sporting, FC Porto e Benfica possuam jogadores com uma qualidade um pouco acima da média. Mas a diferença já não está somente na qualidade individual. O trabalho, a entrega e o querer carregam um peso significativo que podem alterar o resultado previamente pensado. Mas também a unidade, a coesão, a vontade e determinação podem fazer pender os pratos da balança para um dos lados. Seria algo de outro mundo se, por exemplo, o Beira-Mar fosse ao Alvalade XXI levar de vencia o Sporting? Então já não se recordam que há duas temporadas atrás não foi o próprio clube aveirense que se deslocou às Antas e venceu o desafio por 2-1? E veja-se aquilo que fez o conjunto de Mourinho na temporada transacta! Simplesmente foi, na minha modesta opinião, a melhor equipa europeia. Com toda a justiça.
Aguarda-se, na realidade, com muita expectativa o jogo de segunda-feira. Para muitos será a verdadeira prova-dos-nove que irá testar este Beira-Mar verdadeiramente transfigurado em relação ao ano passado. E nesse aspecto, a turma aveirense já conseguiu, digamos assim, limpar a má imagem que deu na última época. Por isso mesmo será sempre digna, aconteça o que acontecer, no final do desafio diante dos leões de Lisboa.

A minha posição
É curioso o que muitas pessoas pensam de mim sempre que o Sporting defronta o Beira-Mar. Desde que comecei a emitir a minha opinião de uma forma regular neste jornal muitos dos que me conhecem - mal, digo desde já - ficam, digamos desta maneira, de pé-atrás relativamente à minha preferência clubista quando estes dois conjuntos se defrontam. Saibam que não vivo em função do futebol nem é o Beira-Mar nem o Sporting que sustentam a minha pessoa ou a minha família. Sinto-me livre de emitir a minha opinião sem estar pressionado por ninguém. Ao contrário de alguns! Não tenho, por que não sinto obrigado nem devo, que dar satisfações a quem quer que seja. Aqueles que vêm ter comigo - com toda a dignidade e respeito - ouvem o que tenho para dizer. Porque sou uma pessoa simples que nada tem a esconder digo, pela enésima vez, que sou beiramarense e que gosto imenso do Sporting. A partir daqui, entendam o que quiserem.
Segunda-feira espero que ganhe o melhor. Que as duas equipas desfrutem o prazer de jogar futebol da maneira brilhante como sabem; que dignifiquem as camisolas que envergam; que tenham respeito pelo público; que se respeitem mutuamente. Se tudo isto estiver presente no magnífico Alvalade XXI quem sai a ganhar, certamente, será o desporto em geral. Por isso mesmo, viva o futebol!

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial