quinta-feira, fevereiro 10, 2005

"Ao examinarmos os erros de um homem, conhecemos o seu carácter"
Confúcio

Carta aberta aos jogadores colocados pelo Stellar Group,
Nomeadamente Paul Murray, McPhee e Santiago Silva

Gostaria que entendessem esta carta, aberta a todos os beiramarenses, como um descarregar de emoções fruto de ver mais uma, é verdade, mais uma pobre exibição protagonizada pelo meu clube, agora em Barcelos.
Saibam vocês que não é nada fácil acompanhar todos os jogos do Beira-Mar, quer seja em casa ou, até mesmo fora de Aveiro. Começa a ser um autêntico abuso, da vossa parte, verificar que o clube se arrasta em campo sem que vocês façam um mínimo de esforço para ganhar jogos. Os sacrifícios, de quem gosta do Beira-Mar, para além de financeiros são também emocionais e provocam uma revolta de tal forma que só apetece desistir. Mas este amor pelo Beira-Mar, por este grande clube que os verdadeiros beiramarenses, nas diferentes fases da sua história, fizeram crescer e honrar motivam-nos a pôr "pés a caminho" e apoiar-vos de cada vez que entram em campo. Os suplícios, este ano, foram vários e, para muita pena minha, irão continuar até ao final da época. Foi assim na Madeira, frente ao Nacional, no Estoril, em Penafiel, como tem sido em casa diante do União de Leiria, do Moreirense, do Sporting de Braga e novamente do Nacional da Madeira. Jogos que vocês poderiam fazer mais e melhor e que acabaram por resultar em derrotas comprometedoras para as legítimas aspirações do meu Beira-Mar ficar na SuperLiga.
Bem sei que podem argumentar que uma equipa não se resume a três jogadores e que as exibições produzidas frente ao FC Porto e Benfica, sobretudo estas, resultaram em vitórias para o meu clube. Mas esses argumentos caem por terra quando todos nós sabemos que uma equipa vale pelo seu todo sendo que se todos cumprirem bem o seu papel mais fácil se torna o êxito, para além de que essas vitórias alcançadas no Dragão e na Luz foram conquistadas porque houve transmissão televisiva e que, por via disso, depressa se fazem contratos bem mais chorudos.
O Beira-Mar não é, nem nunca foi, um entreposto de jogadores. Este clube não serve para manter a forma e fazer alguns bons jogos, de preferência nos que são transmitidos pela televisão, e saltar fora no ano seguinte. Este clube nasceu, cresceu e mantém-se à custa do sacrifico, do amor, da dedicação e da vontade de muito boa gente. O Beira-Mar é um clube digno cujos sócios, que com o pagamento das suas quotas ajudam a pagar os vossos salários, sempre se mostraram fiéis e merecedores de uma imagem bem diferente daquela que vocês ajudam a mostrar, todos os fins-de-semana, à opinião pública.
Sendo certo que nem sempre se pode ganhar jogos de futebol e que do outro lado se apresentam equipas com o mesmo vitorioso objectivo, torna-se imperdoável que se percam partidas sem que se produza o mínimo de esforço que seja, sem que se mantenha a mesma vontade apresentada nos palcos dos ditos grandes. Por favor, peço-vos que não nos continuem a passar por vergonhas.
Esta temporada está a ser um verdadeiro pesadelo muito à custa de uma equipa que não dá qualquer sinal de revitalização. Estamos a cair num poço sem fundo e a vossa vontade de inverter esta situação tarda em aparecer.
Porque o clube e os sócios e adeptos continuarão em Aveiro e vocês, certamente, rumarão a outras paragens, não queiram fazer parte da história mais negra do Sport Clube Beira-Mar, que é tão digno como os grandes.
Este ano, caso não saibam, não foi a primeira vez que ganhámos em casa do FC Porto e do Benfica. Já o fizemos antes, com a particularidade de essas vitórias terem sido conseguidas por um conjunto de jogadores que mostravam mais respeito por nós, que somos o Beira-Mar.

2 Comentários:

Às 12:22 da tarde , Anonymous Anónimo disse...

Excelente texto Sérgio! Espero que seja publicado no DA. Concordo com tudo o que disseste. Por mais "desculpas" e "argumentos" que tentem arranjar, este é o sentimento dominante de quem tanto os apoia. Se, porventura, não lhes dão condições de produzir mais (neste caso, não apenas os jogadores da Stellar), fico à espera de explicações válidas para tão fracas exibições em qualidade e empenho.

Nuno Q. Martins

 
Às 4:29 da manhã , Blogger Unknown disse...

Não sou adepto do Beira Mar e nem sou um cibernauta assíduo do teu blog. Parei aqui porque estava num blog com o teu link e tive curiosidade em visitá-lo. Acredita que valeu bem a pena pelo belo texto que tens aqui escrito e que mostra o que é um verdadeiro adepto de futebol. Eu também gosto do Leiria e vi nos teus comentários muitas coisas que se inserem no meu clube. É triste mas a vida contínua e adepto que é adepto, mesmo assim, está lá no domingo seguinte para ajudar a conquistar a vitória. Força rapaz!!

 

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial