terça-feira, maio 04, 2004

O BEIRA-MAR EM ACÇÃO
Começa a ficar difícil encontrar adjectivos que qualifiquem, com precisão e justiça, a formidável temporada que o Beira-Mar está a protagonizar na corrente época de 2003/2004.
Depois da derrota, ainda que moralizadora - se é que existem derrotas que incutem moral -, averbada na deslocação ao Alvalade XXI, suscitaram algumas dúvidas sobre a reacção da equipa na recepção ao europeu União de Leiria.
Uma vitória por expressivos 4-2 mostrou que o Beira-Mar está bem e recomenda-se. Agora, uma outra dúvida se coloca: que Beira-Mar iremos ter no novíssimo Estádio da Luz? Um Beira-Mar arrojado, com mentalidade ganhadora e sem receios de quaisquer espécies? Ou será que vamos ter a infelicidade de ver um Beira-Mar receoso, serviçal perante a inauguração oficial do anfiteatro da luz?
Analisando as prestações da equipa estou plenamente convicto que o Benfica irá passar por muitas dificuldades. Assim como tenho a certeza absoluta de que será um excelente jogo de futebol.
Não me custa nada acreditar que a vitória final tanto pode pender para o lado benfiquista como para o conjunto aveirense. O Benfica, claro está, é sempre uma grande equipa, um opositor difícil para qualquer adversário mas que também tem as suas lacunas. Vive um momento conturbado, com eleições internas que provocam as necessárias quezílias entre candidatos. Não o mostram para o exterior, mas dentro do balneário o processo eleitoral é discutido, analisado e as afirmações dos candidatos também fazem mossa no grupo de trabalho. Desse modo, o Beira-Mar deverá ser inteligente, jogar com muita tranquilidade e dar a iniciativa de jogo ao adversário.
Foi também um Beira-Mar inteligente e de grande categoria que vimos actuar no passado Domingo. Ainda que no início do jogo tenha actuado de uma forma um tanto ou quanto displicente, a maior valia da equipa sobrepôs-se a qualquer iniciativa do adversário. Pudemos ver que os auri-negros vivem um momento de maior fulgor, empenhados em conquistar o maior número de vitórias quer seja em casa ou mesmo jogando no campo do adversário. Uma equipa à imagem e semelhança daquilo que foi o seu treinador enquanto jogador.
Assim sendo, que se ponha, "a pau" quem contra o Beira-Mar jogar.


O QUE MAIS GOSTEI
Penso que está na hora de eu fazer justiça a dois jogadores de quem também gosto em particular. Já durante o ano passado davam mostras de serem dois atletas de muita qualidade. Gosto da maneira como Kata e Sandro fazem aquele trabalho de sapa no meio-campo da equipa. A missão de ambos, por vezes, torna-se um pouco ingrata. Cabe-lhes destruir, numa primeira fase, as investidas do adversário e, depois, colocar a bola jogável nos artistas da companhia. Mas, por vezes, a destruição das tentativas atacantes da equipa contrária não permite que se jogue bonitinho, digamos assim. E isso não é bem visto por quem aprecia jogadas bonitas. Mesmo sabendo disso, Kata e Sandro, ao que julgo sabre tratam-se de dois exemplos de profissionalismo quer dentro como fora do campo, preservam, em primeiro lugar, os interesses da equipa. E com jogadores destes, muita sorte tem o treinador que pode contar com eles.
O Beira-Mar, desde já, bem pode agradecer a presença deles no plantel. Espero que por longos e bons anos.

O PRÓXIMO JOGO
Aguardo com muita ansiedade a estreita oficial do novo Estádio da Luz. Aliás, esta é uma temporada de estreias. Benditos estádios que tanta falta faziam ao nosso país. Pelo que pude ver em Alvalade, o conforto é uma verdadeira relíquia e um bem necessário. Domingo próximo, cabe ao nosso clube estrear a catedral da luz. Uma honra justa e digna que nos tocou, pois então.
Diante do Benfica, enquanto visitantes, não temos tido muita sorte. Nas últimas três temporadas, por exemplo, sofremos três derrotas. Em dois anos seguidos, 2000/2001, 2001/2002, fomos goleados pelo mesmo resultado: 4-1. Na temporada transacta, em Torres Novas casa emprestada do Benfica, o Benfica ganhou por uma bola a zero com um golo do reforço encarnado de Inverno, Geovani. Aliás, também Alcaraz se estreou pelo Beira-Mar, reencontrando Nuno Gomes, conhecidos dos tempos da Fiorentina.
Segundo rezas as crónicas, foi um jogo "apressado", mas quase sempre trapalhão. O Beira-Mar jogou de igual para igual nunca deixando que o Benfica se superioriza-se. Mas o que conta, de facto, é o resultado final. E esse revelou-se favorável ao emblema da águia. Para mal do nosso Beira-Mar.


EM TEMPO
Revelou-se favorável o sorteio relativo à quarta eliminatória da Taça de Portugal. Uma eliminatória que conta com as equipa da SuperLiga. O Beira-Mar terá que fazer uma deslocação à Lourinhã para defrontar o clube Local.
Esta temporada, o Lourinhanense actua na terceira divisão, série D. Na primeira eliminatória venceu, através da marcação de grandes penalidades, o Beneditense por 5-4. No final dos 120 minutos registava-se uma igualdade a uma bola. Depois foi a vez de receber a visita do Benfica de Castelo Branco. O resultado final foi 3-1. Na terceira eliminatória repetiu o mesmo score diante do Estrelas de Vendas Novas, em casa deste, que actua, vejam bem, na II Divisão. Uma proeza de registo.
Mesmo assim, quero crer que o Beira-Mar marcará presença no sorteio para a quinta eliminatória.

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial