terça-feira, agosto 09, 2011

R.I.P., SC Beira-Mar



O dia de ontem marca, para mim, o fim do Beira-Mar enquanto colectividade de uma cidade, de uma região, das pessoas anónimas e ilustres.

Marca o início de uma sociedade desportiva entregue a uma administração que visa o capital e abate o sentimento de quem sente, ama e sofre pelo ex-Beira-Mar.

Fui, sou e serei contra as assassinas SAD`S que autorizam apenas a entrada dos endinheirados e deixa de fora os sentimentalistas puros. As SAD`S que permitem a vinda de desconhecidos apenas interessados em aplicar algum dinheiro a troco de muito lucro e interesses noutras áreas de negócio.

O ex-Beira-Mar deixa de ser dos seus sócios, adeptos e simpatizantes para dar lugar a uma SAD que de amor nada tem. Olhamos para esta administração e na sua maioria... desconhecemos ligações de qualquer espécie ao clube.
Sempre fui a favor da tese do saudoso Alfredo Farinha, grande mestre do jornalismo, que lutou contra este tipo de industrialização do futebol, desporto-rei e cada vez menos de massas populares mas cada vez mais de massas financeiras, mas que teve poucos do seu lado.
A História vai dando ensinamentos que devemos recolher e compreender. Pego na nossa História e agarro uma frase célebre: "bardamerda para..." as SAD`S.

3 Comentários:

Às 2:30 da tarde , Blogger Nuno Q. Martins disse...

Sérgio,

O SC Beira-Mar, enquanto clube, continua a ser dos sócios. Apenas o futebol profissional se autonomiza com a criação da SAD e passa para as mãos de um investidor. Espero que o novo projecto do futebol corra bem e a direcção do clube (eleita pelos sócios) tem a possibilidade de dar o seu contributo para tal desiderato através da nomeação de administradores seus para a SAD que têm direitos especiais à semelhança das "golden share". Quanto ao clube, essa deve ser a grande preocupação dos sócios que o amam e querem ver reforçado o papel do SC Beira-Mar no desporto e na nossa região através do ecletismo e da formação.
Se quanto à SAD, o trabalho e o risco correm por conta do Sr. Majid, no que respeita ao clube, cumpre à sua direcção e aos seus sócios reestruturá-lo e projectá-lo.

É esta a minha visão.

Um abraço, Sérgio.

 
Às 2:47 da tarde , Blogger sl disse...

Mas porque será que não acredito nessa argumentação/justificação?

Será porque foram esses argumentos, ou outros do mesmo género, que transmitiram aos sócios do Farense, Boavista, Belenenses e outros?

Definitivamente, NQM, não colho nada que justifique SAD`S e quejandos?

Abraço,

SL

 
Às 6:38 da tarde , Blogger Nuno Q. Martins disse...

Sérgio,

No que ao futebol diz respeito, estamos nas mãos do investidor, no sentido em que o sucesso futebolístico vai depender da capacidade de gestão do Sr. Majid e do seu staff.
Não podemos comparar modelos diferentes de SAD. Existem exemplos de sucesso e exemplos de insucesso, tanto a nível nacional como internacional. Convém analisá-los caso a caso e não cair no erro de generalizar.
Quanto ao clube, o seu sucesso enquanto instituição de utilidade pública continuará única e exclusivamente nas mãos dos seus sócios.

Abraço.

 

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial