terça-feira, maio 11, 2004

Afinal, o que é que valemos?
A questão que dá título a esta crónica não tem nada a ver com o último jogo que disputamos. Sabíamos de antemão que seria extremamente difícil bater o pé ao Sporting. Para mais, e já com o decorrer, todos nós reparámos que a equipa leonina teve, de facto, a sorte do jogo do seu lado. Ninguém imaginaria que logo aos 10 minutos o conjunto de Alvalade tivesse uma vantagem tão dilatada quanto confortável de dois golos. Mesmo assim, e isso é que é de salientar, gostei da atitude assumida pelos meus jogadores que, não se deixando abater, foram em busca do primeiro golo que lhes pudesse dar alento para uma possível reviravolta. Não o conseguimos, mas demos boas indicações de que o futuro é risonho e tranquilo.
Como nota dessa última jornada, gostaria de dar os meus mais sinceros parabéns a um jogador que poucas vezes tenho referenciado nos meus artigos, que é o Areias. Um lateral-esquerdo moderno, com poder de finta e de choque, que não se amedronta seja qual for o adversário. Dá gosto ver Miguel Areias actuar. Um activo valioso que o Sport Clube Beira-Mar tem no seu plantel. Parabéns, Areias!
Centremos, desde já, as notas atenções para o futuro. E o futuro é já Domingo em mais um derbie da zona centro. Julgo que esse vai o ser jogo mais importante da época. E é aos jogadores que cabe, então, dar a resposta à pergunta que coloquei em título para este texto. Afinal, o que vale este Beira-Mar? É que ter feito uma primeira volta brilhante, galanteadora e elogioso não chega . Foi bom, é certo, deixou cada aveirense com o seu orgulho bem alto. Mas isso é pouco. Agora, as pessoas recomeçam a ver o Beira-Mar como uma equipa simpática que não mete medo a nada nem a ninguém. Será isso verdade? Terá sido pura sorte as vitórias conquistadas em Braga, Coimbra, Luz, etc.? Terá sido mero "fogo-de-vista" as exibições de encher o olho realizadas em casa frente ao Estrela da Amadora, Paços de Ferreira e em Alvalade? Quero crer que em Leiria os atletas que defendem a laboriosa camisola preta e amarela saberão dar a resposta mais adequada e certa a todas estas questões e dúvidas que se levantam.

O que mais gostei
Ter visto o meu clube perder um jogo, poderá dificultar a escolha de algo que nos tenha tocado pela positiva. Frente ao Sporting houve coisas bonitas que me deixaram contente. Desde logo a exibição do Beira-Mar que, mesmo a perder, não virou a cara a luta. Poderia ter acontecido no nosso novo Estádio uma goleada à antiga. Mas não! O Beira-Mar soube manter a postura, mesmo a perder desde muito cedo por 0-2, e deu trabalho à defesa leonina. Polga e Beto tiveram que provar o porquê de serem considerados como uma das melhores duplas de centrais do nosso campeonato. Mas, se me permitem, gostaria de elogiar, uma vez mais, a intervenção da claque do Beira-Mar. Os Ultras Auri-Negros presentearam-nos com mais um conjunto de frases que nos deixam sossegados quanto ao momento certo que eles utilizam para colocar os pontos nos is. "Um dos orçamentos mais baixos; prejudicados pelas arbitragens; tu mereces mais que a Europa, mereces o Mundo; força Beira!" Não posso estar mais de acordo! Esta vai direitinha para a arrogância do "sistema".

O próximo jogo
Digo-o mais uma vez: o embate frente à União de Leiria vai ser o jogo mais importante desta temporada. Temos mesmo à mão de semear a hipótese de fazermos um resto de campeonato sossegados e sem sobressaltos. A conquista dos três pontos fará com que os responsáveis do Beira-Mar tenham em atenção outras três situações: 1) a manutenção desde já assegurada; 2) a possibilidade de preparar a próxima época com muito tempo pela frente; 3) carregar baterias para a conquista em definitivo de um lugar na Taça UEFA.
Tal como aconteceu em Coimbra, gostaria de pedir aos atletas do meu Beira-Mar que façam o favor de ganhar o jogo e, consequentemente, nos façam sentir como os maiores da região centro. Será possível?