quinta-feira, maio 06, 2004

O BEIRA-MAR EM ACÇÃO
A afirmação de uma grande equipa vai-se conquistando aos poucos. Em Coimbra ficou, uma vez mais, demonstrado o valor de um conjunto de jogadores que a uni-los têm o emblema do Sport Clube Beira-Mar, colado no lado esquerdo do peito. E aqui cabe, porque o merece justificadamente, a competência, o exemplo, a dedicação e o valor de uma equipa técnica liderada por um treinador que vai para a sua sétima época consecutiva à frente dos destinos do Beira-Mar. Afinal, a continuidade dá frutos.
Diz-se muitas vezes, e com razão, que a vida vale muito mais que um simples jogo de futebol. No entanto, para quem esteve no Estádio Municipal de Coimbra pôde viver momentos de grande emoção e de fervor beiramarense que a memória guardará por muitos e bons anos. Até hoje, o Beira-Mar nenhum trofeu conquistou nesta temporada de 2003/2004. Mas é inegável que mais importante que troféus, taças e/ou medalhas o respeito, a admiração e o reconhecimento meritório fazem parte do espólio auri-negro nesta época. Podemos até fazer um resto de campeonato totalmente diferente com um acumular brutal de derrotas e consequente descida de divisão - factos que não acredito - mas aquilo que o Beira-Mar já nos tem proporcionado é algo de extraordinário e inolvidável.
A vitória frente à rival Académica de Coimbra é inquestionável. Assistimos, de facto, a um grande jogo de futebol. Ambas as formações actuaram de forma a vencerem a partida procurando sempre jogar viradas para o ataque. Ao intervalo, enquanto procurava no meu rádio uma estação que me desse conta dos restantes resultados, ouvi um locutor de uma rádio de Coimbra referir que tinha acabado de assistir a uns 45 minutos de grande qualidade, dos melhores que já tinha visto durante os últimos anos. Logo ali pensei que aquilo que o meu clube tinha acabado de fazer era precisamente o que tem estado a realizar ao longo desta época. Nada de diferente, portanto. Começo a ficar, não mal mas bem, habituado a um futebol bonito, inteligente e audaz por parte do Beira-Mar. Ora, se para aquele conimbricence o que tinha visto era do melhor não tive a mais pequena dúvida que a haver um vencedor tinha que ser o meu clube. Se bem o pensei, melhor fizeram os jogadores do Beira-Mar. Julgo que o 1-0 é um resultado algo lisonjeiro. A vitória, essa é mais que justa.
Como o campeonato não terminou - que bom seria já ter acabado, sinal que teríamos o Beira-Mar a disputar a Taça UEFA - o melhor é aguardar ansiosamente pela próxima partida e continuar a saborear mais belos prazeres protagonizados pelo Sport Clube Beira-Mar. Estou, sinceramente, muito feliz!



O QUE MAIS GOSTEI
Fruto deste belíssimo início de campeonato, muitos foram os adeptos do Beira-Mar que se deslocaram a Coimbra. Não é segredo para ninguém que os bons resultados funcionam como um verdadeiro chamariz para que o público acompanhe a equipa para onde quer que vá. Excepção a esta regra vem da claque do clube, os Ultras Auri-Negros. Na memória de todos está a degradante temporada passada. Mas mesmo nessa época, jamais os Ultras deixaram de acompanhar a equipa para lhe dar o tal apoio fundamental e necessário.
Um embate frente à Académica é algo de motivador e especial. Estávamos já todos bem instalados nas novas bancadas do Municipal de Coimbra, quando os 11 jogadores do Beira-Mar entraram em campo para os habituais exercícios de aquecimento. Atrás de mim, um grupo de beiramarenses puseram-se a falar sobre os titulares. Logo identificaram os jogadores ao longe. "Olha, o Saul vai jogar de início e parece-me que também lá está o Levato".
Não há nada a fazer, nem a dizer! Com tão bons resultados, a preocupação do mais comum adepto é saber quem vai jogar de início para perceber até que ponto será capaz de dar prolongamento às vitórias. Assim se constrói, com calma e paciência, uma grande equipa virada para grandes vitórias.


O PRÓXIMO JOGO
Uma vitória, um empate e uma derrota é o pecúlio registado entre Beira-Mar e Belenenses nos últimos três anos, em jogos realizados no já saudoso velhinho Mário Duarte.
Na temporada de 2000/2001, no dia 10-Setembro-2000, as duas formações não foram além de um empate a duas bolas. Ricardo Sousa foi a grande figura marcando os dois golos auri-negros, em resposta ao tento inaugural de Eliel. No último minuto, Guga refreou as hostes beiramarenses obrigando à repartição de pontos.
Na temporada seguinte, uma tremenda desilusão. O Belenenses triunfou por claros 3-0 com Ricardo Sousa a marcar de azul vestido. Também Filgueira e Cafú fizeram o gosto ao pé.
Na época passada, finalmente uma vitória aveirense. Jogava-se a 30.ª jornada com o Beira-Mar a lutar com todas as forças para se manter na SuperLiga. Dois golos de Levato, aos 24 e 37 minutos, contra um de Verona, aos 59 minutos, permitiram alimentar a sonho da permanência.
Segunda-feira, espera-se que o Beira-Mar consiga dar sequência a esta série de bons resultados e repita o triunfo do ano passado.
Saliente-se para a já confirmada despedida do velho Estádio. Fica a memória de muitos e bons momentos.

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial