terça-feira, maio 11, 2004

Esqueçamos que somos candidatos a um lugar na Taça UEFA da próxima temporada. Esqueçamos que esse foi um objectivo assumido pelo nosso treinador com o firme aval do nosso presidente da direcção. Já reparámos que os jogadores não têm estofo para lutarem por tão ambicioso e digno objectivo. É pena, porque também nós, simples adeptos julgávamos que o nosso Beira-Mar poderia fazer tão bonito brilharete. E só de pensar que já este ano estivemos em quarto lugar, a jogar bom futebol e a conquistar tão brilhantes vitórias custa, e de que maneira, voltar à triste realidade de sermos apenas e só uma equipa que já fez o que tinha a fazer: alcançar a permanência no escalão maior do nosso futebol.
A verdade é que este plantel, afinal, só teve pernas para uma primeira volta de grande qualidade. A partir dai, o relaxamento foi geral. Coloco a questão: terão receio do sucesso? Não conseguirão imaginar a actuar numa grande competição internacional?
O que temos vindo a assistir são exibições confrangedoras, tanto em casa como fora de portas. Se até algum tempo fui admitindo que a culpa seria do relvado novo, então com a deficiente exibição em Leiria convenci-me que não! A culpa não pode ser imputada apenas e só ao novo relvado do novo Mário Duarte. A culpa é, em grande parte, dos jogadores que não têm sabido assumirem-se como uma verdadeira equipa que quando entra em campo o faz com espírito vencedor e que se assume superior ao adversário que tem pela frente.
Valha-nos que estamos a salvo da descida de divisão. Se assim não fosse, meu Deus poderia parecer que estava a viver uma época igualzinha à do ano passado.
Mesmo assim, ainda dou algum benefício de dúvida aos jogadores. O que é nos reservará a próxima jornada frente… ao Benfica?

O QUE MAIS GOSTEI
A visita ao novel estádio da União de Leiria, SAD proporcionou-nos visitar o santuário de Fátima. Um local tranquilo, silencioso que nos faz meditar sobre o passado e prepararmo-nos para o futuro. Gostei de lá ter estado e ter agradecido à Nossa Senhora todos os momentos bons que tanto eu, como as outras pessoas, tenho vivido. Aproveitei também para rezar pelos que padeceram no crime hediondo de Madrid. Quando ficamos tristes com situações banais como uma simples derrota da nossa equipa de futebol, esquecemos que neste mundo existem tantas pessoas a sofrerem, vítimas de crimes mas também da fome, frio e agruras que vão surgindo quando menos se espera.

A PRÓXIMA JORNADA
Relembrar a inauguração oficial do novo Estádio da Luz
No próximo Domingo vamos ter mais um jogo grande em Aveiro. Depois de termos recebido o Sporting, chegou a vez de ser o Benfica a visitar o nosso estádio. O próximo Beira-Mar vs Benfica é, na minha opinião, um dos encontros mais fáceis que os jogadores do meu clube podem ter. Repare-se que a pressão da conquista dos três pontos está toda ela do lado dos lisboetas. Eles é que têm que fazer pela vida para ver se conseguem, ou não, chegar perto do Sporting na luta por um acesso à Liga dos Campeões do próximo ano. Nós, por outro lado, já fizemos quase tudo o que tínhamos a fazer esta época. Eu digo quase tudo porque até final do campeonato os jogadores devem continuar ainda mais a honrar a camisola amarela e preta que orgulhosamente envergam todos os fins-de-semana. Porque quanto a objectivos parece que mentalmente já não aspiramos a mais nada. Infelizmente! Ou será que aspiramos a algo mais?