quarta-feira, janeiro 19, 2005

"O sonho comanda a vida"
Martin Luther King, esse ícone da igualdade de direitos entre raças, certo dia fez um discurso cujo título era "I have a dream". Um sonho que poucos anos mais tarde se tornou realidade. Mesmo que para isso, King tenha pago com a sua própria vida. Certamente que Martin Luther King, durante a sua cruzada, tenha recebido ameaças de vários quadrantes. Desde brancos a pretos. Os vendilhões são assim! À mínima promessa de uma simples moeda, por mais pequena que seja, são capazes de fazer tudo, incluíndo sujar as próprias mãos com o sangue dos outros.
Homens como Luther King, ou até mesmo Nelson Mandela sempre foram um exemplo para mim. Porque eles representam a grandeza do seu povo e deles mesmos; porque sonhavam que os seus fossem grandes entre os grandes e soubessem respeitar os próximos sem baixar de nível. Apelavam ao diálogo para que se visse a luz da solução quando verificavam que as suas nações optavam por caminhos tumultuosos.
Que eu me lembre, nunca ninguém ouviu de Martin Luther King nem de Nelson Mandela palavras que incentivassem o derrube dos governantes. Pessoas de grande nível são assim mesmo: preferem o diálogo em detrimento de levantamentos populares. Hoje os Estados Unidos da América e a África do Sul são grandes nações, respeiradas pelos seus pares. Com alguns problemas internos, é certo, mas onde o diálogo e a igualdade entre todos são dois valores sagrados.

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial